Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
DATA: 12/02/2014
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Á PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: REELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Profissional. Prática Docente. Saberes Docentes. Alfabetização.

ÁREA: Educação

A prática docente alfabetizadora exige do professor uma gama de saberes, que considerem a especificidade da alfabetização de crianças. Esses saberes provêm de diferentes fontes, porém a formação profissional emerge com um locus privilegiado de acesso à cultura da profissão docente. No âmbito deste estudo a formação profissional refere-se, portanto, à formação inicial e à formação contínua, compreendidas como processos formativos que devem considerar as peculiaridades da prática docente alfabetizadora. Mediante o exposto, a pesquisa tem como objeto de estudo os saberes da formação profissional de alfabetizadores como fundamento da prática docente.  O estudo, neste sentido, parte da seguinte questão-problema: que saberes da formação profissional subsidiam a prática docente alfabetizadora? Em sintonia com a questão central o objetivo geral da pesquisa é: investigar que saberes da formação profissional que subsidiam a prática docente alfabetizadora. No que concerne aos objetivos específicos foram assim definidos: a) analisar como os saberes da formação profissional respondem as demandas da prática docente alfabetizadora; b) identificar os saberes, que a partir da formação profissional, os professores alfabetizadores produzem acerca da alfabetização e do letramento; c) descrever leituras e releituras que os alfabetizadores fazem acerca dos saberes da formação profissional; d) caracterizar como os professores alfabetizadores reelaboram os saberes da formação profissional diante das necessidades e desafios de suas práticas. No desenvolvimento da pesquisa as análises de apontamentos referentes à formação profissional de professores alfabetizadores e acerca dos saberes docentes, apoiam-se nas formulações de autores, tais como: Brito (2007; 2011), Formosinho (2009), García (1999), Garcia e Zaccur (2008), Imbernón (2011), Nóvoa (1992 e 2000), Pimenta (1999), dentre outros. Em relação à prática docente alfabetizadora e suas peculiaridades, a investigação referenda-se contribuições de: Ferreiro (2001), Kramer (2010), Soares (2010), por exemplo. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa narrativa com embasamentos em Bogdan e Biklen (1994), Clandinin e Connelly (1995), Souza (2006; 2008), Nóvoa (1988; 1995). Foram interlocutores do estudo 06 professores de alfabetizadores, em início de carreira, que atuam no ciclo de alfabetização, em escolas municipais, no município de Teresina/PI. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir do memorial de formação e de entrevistas narrativas. A análise dos dados consiste em uma análise descritiva/interpretativa do conteúdo das narrativas escritas, conforme Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os dados foram organizados nas seguintes unidades temáticas de análise: histórias de alfabetizadores sobre a formação profissional; formação profissional e demandas da prática; e prática docente e a reelaboração dos saberes da formação profissional. O estudo é relevante por permitir desvelar como se delineia a reelaboração dos saberes da formação profissional na prática docente alfabetizadora, bem como por indicar como a formação do alfabetizador pode influenciar no processo de ensino da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. Em síntese, o estudo mostra que os professores alfabetizadores compreendem a formação profissional como um importante contexto de aprendizagens docentes. Revela, ainda, que os saberes da formação profissional são reelaborados na prática docente alfabetizadora.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI