Banca de QUALIFICAÇÃO: JOIMARA LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOIMARA LIMA SANTOS
DATA: 31/01/2014
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

NARRATIVAS DE PROFESSORES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: Reflexões sobre a docência.

PALAVRAS-CHAVES:

Docência universitária. Pensamento do Professor. Professor bacharel.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A docência universitária é um caminho nem sempre escolhido prioritariamente, essa é uma condição em que se aprende a ser professor sendo professor. Ser professor no ensino superior, mais que em outras instâncias, é uma travessia em que nos fazemos e refazemos cotidianamente, onde o ensaio e o erro são figuras próximas. É no exercício da docência que o professor universitário produz sua profissão. O bacharel que se tornou professor nem sempre tem oportunidade de pensar a docência, raras vezes lhe é dada a possibilidade de estudos e discussões sobre o exercício do magistério. A preocupação maior no desenvolvimento da ação docente gira em torno de saber se possui os conhecimentos técnicos da área para transmitir aos alunos. Portanto, o professor universitário conduz sua ação a partir de suas concepções sobre o que é docência, sua visão sobre educação e os papéis que devem desempenhar professor e aluno no ambiente de sala de aula, e que desta forma suas concepções e crenças influenciam sobremaneira em sua forma de vislumbrar e praticar a docência. A atuação do professor traduz sua visão de educação, suas teorias implícitas formam a base para conhecimentos tácitos que ele se utiliza no cotidiano em sala de aula. Ressaltamos que o enfoque da pesquisa é o que os professores pensam e não o que fazem na sala de aula. Nesse sentido, o estudo busca resposta para a indagação: “Qual o pensamento dos professores do Curso de Biblioteconomia da UESPI sobre a docência universitária?”. A partir da questão problema estabelecemos como objetivo geral da pesquisa: investigar o pensamento dos professores do Curso de Biblioteconomia da UESPI sobre a docência universitária, e como objetivos específicos: 1- Identificar o que pensam os professores sobre a docência universitária; 2- descrever, a partir das narrativas dos professores, os saberes necessários ao exercício da profissão docente; 3- analisar os modos de atuação dos professores do Curso de Biblioteconomia no que concerne às práticas docentes. Com fundamentos teóricos da pesquisa nos orientamos nos trabalhos sobre docência universitária, produzidos por Pimenta e Anastasiou (2010), Masetto (2000, 2001), Isaia (2006), dentre outros, e de estudos realizados sobre o Paradigma do Pensamento do Professor, como Marcelo Garcia (1987), Pacheco (1995), Gimeno e Sacristán (1988), Braz (2007), dentre outros. O aporte metodológico foi realizado com base na Pesquisa Narrativa, fundamentada em Brito (2010, 2012), Souza (2006). As técnicas de produção de dados selecionadas foram memorial e roda de conversa, considerando a dupla função de investigação e formação, de maneira que é objetivo do estudo além de conhecer o pensamento desses professores propiciar oportunidade para que eles através de sua escrita e de nossas interlocuções possam refletir sobre a docência e sobre sua atuação como professor, meditando sobre como suas concepções e crenças influenciam em sua ação docente. O grupo de investigação foi formado por 05 (cinco) professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí, ministrantes de disciplinas específicas no referido curso. Estudos sobre a prática docente do professor bacharel são de extrema importância, uma vez que esta constitui uma parcela significativa dos professores que atuam em nossas universidades. Pensar na formação destes professores estamos pensando na formação de inúmeros bacharéis e tecnólogos, e sem dúvida em profissionais formados sob outros paradigmas e com uma visão mais ampliada sobre seu papel na sociedade.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA