Banca de DEFESA: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO

TÍTULO:

OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Educação Infantil. Pesquisa Narrativa.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Os processos de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças estão se desenvolvendo cada vez mais cedo, tendo em vista o contexto letrado no qual estamos imersos na contemporaneidade. Ler e escrever com competência tornou-se condição necessária, embora não suficiente, para o exercício da cidadania. Por esse motivo, o ensino sistematizado da leitura e da escrita vem se firmando desde a Educação Infantil, configurando-se esta modalidade de ensino, como locus de iniciação do processo escolarizado de alfabetização. A partir desse cenário em que se desenha a antecipação das práticas de leitura e escrita, apresentamos como questão problema desse estudo: quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Em consonância com esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral do estudo: Investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil e, de modo mais específico: a) identificar nas propostas pedagógicas de instituições de Educação Infantil as orientações teórico-metodológicas quanto ao trabalho com a leitura e a escrita; b) caracterizar práticas pedagógicas na Educação Infantil em relação à leitura e à escrita; c) analisar com que finalidade as crianças da Educação Infantil leem e escrevem. A relevância social e acadêmica deste estudo reside no fato de propiciar ao educador infantil e às instituições de Educação Infantil uma compreensão acerca do trabalho desenvolvido junto às crianças pequenas, no sentido de lhes oferecer práticas de leitura e escrita que permitam sua inserção na cultura letrada, considerando as interações e as brincadeiras como eixos norteadores das práticas pedagógicas. Entendendo, pois, a leitura e a escrita como processos distintos, fundamentamo-nos em estudiosos como Vigotski (1993, 1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Luria (2006), Goulart (2006, 2007) para a compreensão teórica do nosso objeto de estudo. Os dados empíricos, por sua vez, foram produzidos por meio da pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, utilizando-se para isso os diários de aula, a análise documental das propostas pedagógicas das instituições pesquisadas e a observação de práticas pedagógicas na Educação Infantil. O contexto empírico no qual desenvolvemos o estudo foram dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina/PI, onde atuam as oito interlocutoras da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa proposta por Zabalza (2004), que iniciou desde os primeiros dados produzidos e resultou na classificação destes em três eixos: 1) propostas pedagógicas e a leitura e a escrita na Educação Infantil; 2) práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil; 3) funções e usos da leitura e da escrita na Educação Infantil. Os resultados apontaram para a necessidade de redimensionamento das propostas pedagógicas das instituições, de modo que contenham orientações claras e coerentes, que forneçam aos professores subsídios para um trabalho contextualizado, integrado e bem organizado. Percebemos ainda que certos aspectos do trabalho cotidiano ainda não se dão de forma consciente e intencional, como a organização do tempo, do espaço e dos materiais até mesmo a metodologia utilizada, com destaque, neste estudo, para a forma como é conduzido o trabalho com a leitura e a escrita. Enfim, a leitura e a escrita têm sido utilizadas de formas diversas, com funções bem diferenciadas, nas turmas de Educação Infantil pesquisadas, ora remetendo à didatização das práticas, ora ao espontaneísmo no ensino da leitura e da escrita.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO