Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIRENE GOMES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDIRENE GOMES DE SOUSA
DATA: 21/02/2014
LOCAL: Sala de Defesas do PPGED
TÍTULO:

Realidade e Possibilidades para a Prática Docente em Matemática nos Anos Iniciais: um estudo mediado pelas proposições davydovianas

PALAVRAS-CHAVES:

Realidade e possibilidades. Prática docente. Matemática. Anos Iniciais. Proposições Davydovianas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este estudo tem como objetivo investigar as relações que as professoras estabelecem entre a realidade da prática docente em Matemática nos anos iniciais e as possibilidades dessa prática a partir do estudo das proposições davydovianas para o ensino do conceito teórico de número. O foco de pesquisa são os estudos de Davydov e seus colaboradores (1999, 1988, 1987, 1985, 1982) sobre o ensino do referido conceito, com ênfase nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2007, 2009; LEONTIEV, 1976), cuja matriz epistemológica encontra-se no Materialismo Histórico Dialético. Tais escolhas se justificam, pois tem-se a compreensão que o desenvolvimento humano é determinado pelas relações sociais e históricas que os homens estabelecem entre si para se apropriarem dos conhecimentos acumulados, mediadas pelas ferramentas culturais intencionalmente planejadas, dentre as quais se encontra a atividade de ensinar, peculiar ao trabalho docente. A investigação foi desenvolvida com um grupo de cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola filantrópica situada no bairro Socopo em Teresina-PI. O referencial teórico-metodológico que vem subsidiando o estudo, dado o seu caráter de investigação-formação, deriva da pesquisa-ação (FRANCO, 2005, 2008, 2012; PIMENTA, 2005). O desenvolvimento da empiria foi realizado em três momentos inter-relacionados: a) entrevistas reflexivas; b) dinâmicas de conversação; c) ciclos de estudo das proposições davydovianas a partir de reflexões sobre as tarefas particulares propostas no livro didático do 1º ano elaborado por Davydov e seus colaboradores, tendo como foco a prática adotada pelas professoras. O corpus de análise que vem se constituindo baseia-se na análise do discurso (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2013) considerando, para isso, o discurso das interlocutoras como dispositivo teórico para análise dos excertos selecionados. Assim, com base nas categorias adotadas, são analisadas as relações existentes entre a prática docente em Matemática nos anos iniciais desenvolvida pelas professoras e as possibilidades para essa prática. Para tanto, considera-se as necessidades docentes envolvendo a referida disciplina e o estudo da proposta de ensino do conceito teórico de número com base em Davydov.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - ADEMIR DAMASIO - UNESC