Banca de DEFESA: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ

TÍTULO:

PRÁTICA DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Prática Docente. Ciclo de Alfabetização. Prática Reflexiva.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A educação em contexto de mudança se (re)configura procurando se alinhar as exigências de uma sociedade global e, nesta perspectiva, as universidades assumiram a responsabilidade de re-estruturarem os cursos de formação de professores, revendo métodos e concepções formativas a fim de que o exercício do magistério fosse orientado, segundo uma visão crítica de prática profissional. Nessa perspectiva, decidimos realizar uma pesquisa sobre a Prática docente no ciclo de alfabetização, tendo em vista a promoção de um aprofundamento teórico sobre a temática junto aos professores alfabetizadores, bem como suscitar o debate sobre a forma como vêm sendo conduzidas as práticas docentes, os processos de aprendizagem e os métodos adotados para o desenvolvimento da ação docente alfabetizadora. A pesquisa é de natureza qualitativa narrativa e tem como orientação a questão problema: como ocorre a prática docente no ciclo de alfabetização na perspectiva de produção de uma prática reflexiva? O objetivo geral da pesquisa foi Investigar a prática docente no ciclo de alfabetização na perspectiva de produção de uma prática reflexiva e, como objetivos específicos: caracterizar a prática docente no ciclo de alfabetização; identificar os fundamentos teórico-metodológicos da prática docente no ciclo de alfabetização; descrever os níveis de reflexão produzidos na prática docente no ciclo de alfabetização. Entendemos que o campo educacional exige sempre a realização de processos investigativos em colaboração com os profissionais de educação, tendo em vista (re)elaborar conhecimentos e encontrar alternativas para as situações problemáticas surgidas no decorrer das atividades educativas. Esperamos com o desenvolvimento da pesquisa, contribuir para despertar uma atitude crítico-reflexiva sobre a prática docente das professoras alfabetizadoras e consequentemente a melhoria de suas atividades educativas, considerando as oportunidades formativas e (auto) formativas proporcionadas pela pesquisa. As reflexões teórico-metodológicos sobre a prática docente apoiaram-se nas contribuições de Imbernón (2012), Sousa (2009), Garcia (2008), Formosinho (2009). À prática docente alfabetizadora utilizamos Ferreiro e Teberosky (1999), Kramer (2006), Cagliari (2009) e Brito (2006). Quanto à prática reflexiva optamos por Dewey (2007), Schön (2000), Zeichner (1993). Orientaram o desenvolvimento metodológico da pesquisa Conelly e Clandinin (2010), Bogdan e Biklen (1994), Bertaux (2010), Poirier (1999) Warschauer (2003). Os sujeitos da pesquisa são seis professoras alfabetizadoras, pertencentes a três escolas da rede municipal de ensino de Barras - PI. Elegemos como técnica de produção de dados o diário da prática e as rodas de conversa, por permitirem uma coleta de dados por meio das narrativas como possibilidade de compreensão da subjetividade das professoras e provocação de revisitação às reminiscências, através de conexões entre o presente e o passado, oportunizando as partícipes da pesquisa reflexões sobre o ser professor e o fazer alfabetizador, principalmente no que se refere às dificuldades, os conflitos, as descobertas e os aprendizados no processo de tornar-se alfabetizador. Constatamos com o estudo que apesar de algumas professoras estarem ainda fixados no ensino da leitura e da escrita em uma perspectiva tradicional a prática docente da maioria das docentes está orientada numa perspectiva de letramento que julgamos reflexo da formação continuada oferecida pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Outras constatações foram que a alfabetização exige esforço, paciência, habilidades, estudos e utilização de métodos inovadores e que a formação continuada possibilita um espaço de discussão e estudos teóricos para responder os questionamentos e indagações da prática docente.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UECE
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI