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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 14/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO:

ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Currículo e Prática Pedagógica. Educação de Jovens e Adultos.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:


 

Este estudo apresenta como objeto de investigação situações que envolvem o currículo, o ensino de geografia e a prática pedagógica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse partiu da inquietação da pesquisadora enquanto coordenadora pedagógica de EJA nas escolas municipais de Teresina-PI, emergindo a seguinte indagação: Em que medida as discussões atuais sobre o currículo do ensino de geografia exerce influência na prática pedagógica do professor, na modalidade Educação Jovens e Adultos? Essa problemática gerou muitas inquietações resultando no questionamento que norteou o estudo “como a concepção dos professores sobre o currículo do ensino de geografia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos contribui para ressignificação da prática pedagógica do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”? A pesquisa define como objetivo geral analisar a concepção dos professores sobre o currículo do ensino de geografia visando à superação dos conflitos e contribuição para a ressignificação da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da sala de aula. Com vista a especificidade busca caracterizar o currículo e a prática pedagógica do professor de geografia, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos; identificar a concepção do professor sobre o ensino de geografia e sua influência na prática pedagógica; refletir a prática pedagógica do professor de geografia, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Está embasada teórica e metodologicamente na abordagem qualitativa do tipo descritiva embasada em Flick (2009), Maanem (1979), Gatti (2005). A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por ser apropriada para a realização da investigação em discussão, pois, permite ao pesquisador o contato com o real lócus e sujeitos do objeto de estudo ao tempo em que obtém maiores informações na coleta e produção dos dados. Fundamenta-se em Macedo (2010, 2012), Silva (2002, 2013), Sacristan (2001), Moreira (2008, 2010), Candau (2010, 2011), Forquin (2000), Hernandéz (1998), Soares (2002), Pierro (2010), Moraes (1984, 2001), Santos (2008), Vesentini (1992), Mendonça (1989), Freire (1985), entre outros. Os procedimentos metodológicos para coleta de dados será realizado por meio de questionário, objetivando traçar o perfil dos interlocutores e a entrevista semiestruturada no grupo focal seguida da transcrição, e categorização segundo Bardin (2011), Oliveira (2010).  Produzidos as informações serão interpretadas à luz da técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Martins (2008), Maingueneau (1997), Orlandi (2012), entre outros. Este estudo evidencia que a questão atual sobre o currículo tem implicações no desenvolvimento da prática pedagógica no ensino de geografia na modalidade EJA, influenciando nos modos de pensar e agir dos docentes no exercício de sua profissão.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 18/07/2014 10:17
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