Banca de DEFESA: ADRIANA BORGES FERRO MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA BORGES FERRO MOURA
DATA: 24/10/2014
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento da experiência. Prática educativa. Docência superior.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este relatório de tese constitui etapa do estudo que é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, inserindo-se na linha de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, e tem como tema "(Re) conhecimento da experiência: reflexões docentes sobre caminhos que se entrelaçam com o fazer do professor bacharel na Educação Superior". Tem como objetivo geral analisar a produção e a percepção do conhecimento da experiência pelo professor bacharel como arcabouço necessário à sua prática educativa. Assim, apresenta como tese de pesquisa: o professor bacharel, no contexto da atividade docente, produz e identifica conhecimento da experiência caracterizado como arcabouço fundamental do desenvolvimento da sua prática educativa. Para sua condução e desenvolvimento, propõe como questões norteadoras: 1) Que conhecimentos da experiência o professor bacharel produz e reconhece como arcabouço necessário à prática educativa? 2) Quais os lócus de produção do conhecimento da experiência do professor bacharel? 3) De que forma o conhecimento da experiência dá suporte à ação docente do professor bacharel? Emprega, para tanto, uma orientação metodológica de natureza qualitativa com abordagem narrativa, alicerçada em autores como Souza (2006a; 2006b), Clandinin e Connely (2011) e Chené (2010), Nóvoa (2010), Josso (2010) e Finger (2010) entre outros, com dados produzidos por meio de entrevistas narrativas, que baseam-se nos estudos de Jovchelovich e Bauer (2010), e de Rodas de Conversas, cuja discussão perpassa pelas pesquisas de Campos (2000), Warschauer (2001, 2002, 2004) e Freire e Shor (1987). Define como sujeitos da pesquisa dez professores bacharéis de diversas áreas do conhecimento (direito, arquitetura, serviço social, economia, ciências contábeis, administração), que se dispuseram a contribuir com o estudo proposto. Esses professores contam mais de oito anos de docência no ensino superior e não possuem formação inicial na área pedagógica. A partir da inquietação gerada por estas questões, discute no plano teórico docência superior, conforme Masetto (1998, 2003), Castanho (2000), Zabalza (2004) entre outros, e conhecimento da experiência, com apoio em Freire (2011a), Shulman (1987), García (1992), Dewey (2011), Schön (2000) e Larrosa Bondía (2002). As narrativas dos professores participantes da pesquisa confirmaram que eles produzem conhecimentos que utilizam na atividade docente, por meio da experiência, e que são inseridos no manancial dos instrumentos que fazem uso para dirimir os dilemas de sala de aula, de seus alunos, colaborando para a construção de um profissional ético e cidadão, que na compreensão e na vivência, não só produzem conhecimentos, mas os assume como indispensáveis a este contexto particular da docência superior.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO