Banca de DEFESA: BALTAZAR CAMPOS CORTEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BALTAZAR CAMPOS CORTEZ
DATA: 25/10/2014
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

REELABORAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SOBRE DOCÊNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES RURAIS: um estudo no município de Oeiras dos anos 2000-2013

PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Concepções de Professor. Docência. Ensino. Aprendizagem.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta pesquisa discute, entre outros pontos, aspectos relativos ao contexto de formação e de vivência da prática pedagógica de 11(onze) professores que trabalham em escolas do eixo rural no município de Oeiras – Piauí e que representam o campo empírico da investigação. Para tanto, coloca como objeto de estudo a vivência da prática pedagógica e a reelaboração de concepções sobre docência, ensino e aprendizagem, dispondo como objetivo geral investigar a vivência da prática pedagógica de professores rurais e, em que esta possibilita a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem. Estabelecendo a seguinte questão norteadora: como a vivência da prática pedagógica possibilita aos professores rurais a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem? Para responder a esta questão, deu voz e espaço aos professores interlocutores, escolhidos seguindo três critérios: a) ser professor da rede municipal; b) estar em efetivo exercício da docência em escolas do eixo rural; c) ter cursado o ensino superior, que expressaram sua narratividade (auto) biográfica por meio de memoriais escritos, entrevista semiestruturada e rodas de conversa, na condição de principais instrumentos de produção de dados. Do ponto de vista teórico-conceptual apoia-se, entre outras, em discussões sobre: a) (auto) biografias e questões de narratividade, segundo Souza (2006), Galvão (2005), Josso (2004), Nóvoa (1997, 1999, 2010), Abrahão (2004), Ferrarotti (2010); b) concepções de professores, conforme Porlán Ariza, Rivero Garcia e Martin del Pozo (1997), Lima (2003); c) formação de professores, saberes e práticas pedagógicas, na perspectiva de Nóvoa (1999), Pimenta (1999), André (1995), Tardif (2002), Perrenoud (1993); d) educação rural, segundo Leite (2002), Rodrigues (2001), Therrien e Damasceno (1993). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, pelas histórias de vida. Organiza e analisa os dados empregando a perspectiva de Poirrier, Clapier-Valadon e Raybaut (1999), denominada análise de conteúdo, partindo de eixos estabelecidos em conformidade com os dados do estudo. Como principais compreensões conclusivas evidencia, não obstante algumas limitações, lacunas, continuidades e descontinuidades no processo, confirmação da tese de que a vivência da prática pedagógica e as trajetórias de formação inicial e continuada propiciam aos professores a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem, o que conduz os interlocutores à tomada de consciência sobre o ser professor e suas aprendizagens formativas.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES