Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA BARBOSA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUCIA BARBOSA MONTEIRO
DATA: 12/12/2012
LOCAL: Sala de Vídeo - CCE /UFPI
TÍTULO:

HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-LEITORES DO ENSINO MÉDIO COMO SUBSÍDIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA: MEMÓRIA EM MOVIMENTO

PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Professoras Leitoras. Formação Continuada. Pesquisa Narrativa.

ÁREA: Educação

Este estudo tem como premissa que a leitura e a formação caminham lado a lado. Focaliza, nesse sentido, desvelar os meandros e especificidades das histórias de leitura de professores leitores no ensino médio, na perspectiva de identificar elementos inerentes à construção e à prática leitora dos professores interlocutores da investigação. O interesse em desenvolver o estudo na área de leitura e formação continuada de professores vem se consolidando ao longo da trajetória profissional da pesquisadora desde seu ingresso no curso de Letras-Português e, posteriormente, em cursos de pós-graduação nas demandas de formação continuada. Essa aspiração foi se acentuando, juntamente com o desejo de melhor compreender o universo leitor no qual se inserem os professores interlocutores, aspiração que culminou com a proposição e a edificação do presente estudo. Nesse sentido, objetiva entender, portanto, quais os meios de acesso à leitura e que efeitos tem esta na sua formação continuada (ANDRADE, 2004; KLEIMAN, 1995; MORAES, 2000; NÓVOA, 1992, 2009, 1993; ANTUNES, 2010; DEMO, 2006; SILVA, 2007, 2011). No conjunto, o estudo aborda as histórias de leitores-professores e sua formação continuada, caracterizando a leitura presente no cotidiano do professor, os gêneros textuais envolvidos nas práticas leitoras, assim como analisando as concepções de leitura que subjazem a essas práticas. Tem como orientação metodológica a pesquisa qualitativa em educação, na modalidade narrativa, segundo Bertaux (2010), Souza (2006), Bogdan e Biklen (1994), Goodson (1995) e outros. Tem como sujeitos seis professores de Língua Portuguesa da escola pública estadual Franklin Dória, sediada na cidade de Bom Jesus/PI. O processo de produção de dados se deu pelo emprego do questionário diagnóstico e da entrevista narrativa oral, instrumentos que possibilitam o acesso a informações relevantes relacionadas às experiências leitoras das professoras-narradoras. A análise de dados processou-se a partir de três eixos temáticos denominados leitura de professores; concepções de leitura e práticas leitoras, tendo como suporte a técnica da análise de conteúdo, segundo Franco (2008) e Bardin (2011). Nesse panorama, a análise de dados empreendida tem apontado constatações acerca do objeto perspectivado: as práticas leitoras de professores do ensino médio e seus efeitos na formação continuada, tais como a leitura como prática cotidiana subsidiadora das atividades docentes, como suporte ao ensino e à aprendizagem de professores e alunos nesse nível de ensino.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPE