Banca de QUALIFICAÇÃO: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA
DATA: 17/12/2012
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - Sala de Vídeo - CCE
TÍTULO:

Significados e sentidos sobre o mal-estar docente: o que pensam professores em início de carreira

PALAVRAS-CHAVES:

Mal-estar docente. Significados e sentidos. Professores em início de Carreira.

ÁREA: Educação

O presente trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar os significados e sentidos produzidos por professores em início de carreira sobre o mal-estar docente e suas relações com a identidade docente que está se constituindo. Os objetivos específicos consistem em: a) Identificar os sentimentos que os professores estão desenvolvendo em relação à profissão docente; b) Conhecer as expectativas dos professores em início de carreira em relação à profissão docente; c) Compreender como as vivências com professores que desenvolvem mal-estar docente constituem a identidade dos professores em inicio de carreira. A pesquisa é de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A opção teórico-metodológica foi pela Psicologia Sócio-Histórica de Leontiev (1978), Luria (1991) e Vygotsky (2008) considerando que é na relação homem-mundo mediada pelos instrumentos, sobretudo os signos que o homem transforma funções elementares em superior e constitui sua subjetividade que se caracteriza, dentre outros processos o de significação. Desenvolvemos a pesquisa em escolas de Teresina para identificar professor ou professora iniciante que tenha estabelecido relações interpessoais com professores de carreira que desenvolveram mal-estar docente em que utilizamos como instrumento entrevistas semi-estruturadas (TRIVIÑOS, 2009). Posteriormente, apreendemos os significados e sentidos da professora em início de carreira sobre o mal estar docente por meio da entrevista narrativa (FLICK, 2009) e a observação sistemática (GIL, 1999) do cotidiano de trabalho dela e registramos as situações nas quais os sentidos e os significados sobre o mal-estar docente estão sendo produzidos. A análise dos dados foi feita seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação (OZELLA; AGUIAR, 2006).

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo ao Programa - 3302058 - ROSA MARIA DE ALMEIDA MACEDO