Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA DARC LOPES DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DARC LOPES DOS REIS
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Sala de Vídeo do CCE
TÍTULO:

O estágio supervisionado como locus formativa: diálogo entre professor experiente e professor em formação

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Professor Experiente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O desafio de formar professor na sociedade contemporânea emerge, entre outras coisas, das novas tarefas atribuídas ao professor e a escola na dinâmica do momento sócio-histórico, cultural e educacional ente outras coisas a tecnologia e a informação considerando também a complexidade desse momento histórico da sociedade, do ato de ensinar, da ação de ser professor. O presente estudo investigativo tem o propósito de compreender como se dá o processo de participação/formação do professor efetivo da Escola Campo de Estágio que recebe aluna estagiário em sua sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a atuação de professores da Escola Campo de Estágio na formação inicial de futuros professores. Para seu desenvolvimento delinea os seguintes objetivos específicos identificar como professores da Escola do Campo lidam com os estagiários; caracterizar a relação entre professores de Escola Campo de Estágio e os estagiários; identificar as contribuições de professores das Escolas Campo de Estágio enquanto coformadores de professores; verificar como se dá o processo de intercâmbio entre IES e escolas de Ensino Fundamental no sentido e torná-las parceiras na formação de professores; Analisar o Estágio Supervisionado como elemento formador tanto do estagiário, quanto do professor da Escola Campo de Estágio. O estudo fundamentou-se teoricamente em Tardif (2008), Gómez (1998), Lima (2004), Formosinho (2009), dentre outros pesquisadores da temática formação de professores. Os dados foram analisados com a técnica de analise de conteúdo com base em Bardin (1997) para interpretação das comunicações das narrativas apresentadas pelos interlocutores da pesquisa. Na produção dos dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e a roda de conversa como momento de reflexão, autoformação e/ou complementação de dados. Inicialmente os resultados do estudos indicam que o professor experiente na Escola Campo de Estágio representa um diálogo entre a realidade da escola e a formação do futuro professor. O professor em referência ao receber o estagiário tem a função de orientador/formador, pois planeja orientar e acompanhar de forma orientadora/formador as atividades de regência de classe dos estagiários que recebe em sua sala de aula.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1167830 - MIRTES GONCALVES HONORIO