Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ALEX DA SILVA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALEX DA SILVA CUNHA
DATA: 18/12/2018
LOCAL: TROPEN/UFPI
TÍTULO: QUALIFICAÇÃO DA TESE intitulada(o) PADRÕES ETNOBIOLÓGICOS DE ARACNÍDEOS (ARACHNIDA, ARANEAE) DO DELTA DO PARNAÍBA – BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade, Percepção Ambiental, Etnozoologia, Etnoaracnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O Delta do Parnaíba, considerado o terceiro maior do mundo e o único encontrado no Continente Americano a desaguar diretamente no oceano. Por ser uma Unidade de Conservação (UC), cujos espaços de seu território legalmente estabelecidos pelo poder público para a conservação, possuem limites definidos e regime característicos de administração, como forma de garantir sua proteção. Entretanto, pesquisas etnobiológicas são escassas para a região da Área de Proteção Ambiental (APA), fazendo-se necessários estudos que demonstrem o conhecimento etnobiológico, as práticas ambientais, culturais e a realidade socioeconômica das comunidades na região. O trabalho em campo foi desenvolvido nas comunidades do Labino e Tatus no Piauí; Passarinho e Caiçara no Maranhão, todas pertencentes a área de influência (RESEX) Marinha Delta do Parnaíba e inserida na APA. O trabalho de coleta em campo foi compreendido entre 2016 e 2018. Entrevistou-se 162 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de idade, aplicou-se 158 mapas mentais junto aos alunos nas escolas, foi realizado levantamento de invertebrados por meio de protocolo de coleta. A proposta foi levantar dados socioeconômicos, socioculturais, percepção ambiental, conhecimento e uso invertebrados com foco em Aranhas. Os entrevistados apresentam certa preocupação com o planejamento familiar, uma vez que um número maior de pessoas possuía até dois filhos. A renda familiar foi baixa, assim como o nível de escolaridade. Os moradores habitam moradia própria, construída em sua maioria de alvenaria, mas são desprovidos de saneamento básico. Grande parte dos entrevistos são católicos, e a transmissão dos conhecimentos tradicionais verificados, ocorrem em sua maioria de uma forma vertical. Percebe-se que o sistema de classificação etnobiológico adotado pelos moradores reflete os saberes relacionados aos aspectos biológico e ecológico. Entretanto, identifica-se uma a percepção negativa das aranhas pelos entrevistados sendo comuns ações agressivas a estes animais. Os alunos apresentam uma boa noção para descrever as paisagens da APA, porém apresentam uma certa dualidade entre a percepção naturalista e a inclusão do homem como integrante do meio ambiente, demonstrando tanto uma visão romântica da APA, sendo a figura humana mero observador, como também expressam as variantes da problemática ambiental, provenientes das intervenções humanas. Os estudantes percebem as aranhas por intermédio de uma visão naturalista como peça importante da fauna local, destacando aspectos relacionados ao modo de vida destes invertebrados. Percebe-se uma total ausência de atividades voltadas a Educação Ambiental nas comunidades, talvez pela ausência ainda, de um plano de manejo da APA.

Externo à Instituição - ETIELLE BARROSO DE ANDRADE - IFPI
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Externo à Instituição - KELLY POLYANA PEREIRA DOS SANTOS - UESPI
Externo à Instituição - MARIA IRACEMA BEZERRA LOIOLA - UFC