Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO AMPARO DE MOURA MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO AMPARO DE MOURA MACÊDO
DATA: 29/11/2022
LOCAL: meet.google.com/isy-caig-xue
TÍTULO: Malpighia emarginata D.C. (acerola) orgânica nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí: aspectos socioeconômicos, ambientais e potencial bioativo
PALAVRAS-CHAVES: Acerola orgânica. Atividade antibacteriana. Atividade antioxidante. DITALPI. Fruticultura brasileira.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

ambientais, proporcionando alimentos saudáveis, ambientalmente sustentáveis e como recursos biotecnológicos. Nessa perspectiva, Malpighia emarginata DC., planta nativa das Américas,  popularmente conhecida como acerola,  é uma das frutíferas de maior produção, exportação e consumo no Brasil, além de ter potencial antioxidante e apresentar atividade antibacteriana. No Piauí, a maior produção de acerola está concentrada no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), localizado no município de Parnaíba e Bom Princípio, onde ocorre em sistema de produção orgânico. Objetivou-se com este estudo caracterizar a produção aceroleira e seus aspectos socioambientais e econômicos na região do DITALPI, bem como investigar seu potencial bioativo. Formulários semiestruturados foram aplicados para identificar o perfil socioeconômico e percepção ambiental dos produtores de acerolas. A fitoquímica qualitativa, atividade antioxidante, antibacteriana e toxicidade foram realizadas com extratos etanólicos e metanólicos de folhas de seis variedades de M. emarginata. A atividade antioxidante foi realizada frente ao sequestro do radical DPPH, e os resultados analisados por meio da análise de variância (ANOVA). A atividade antibacteriana foi investigada empregando a técnica de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) frente a Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis. A toxicidade foi mensurada em Artemia salina e por meio do método estatístico PROBIT estimou-se a concentração letal média (CL50). Quanto ao perfil dos entrevistados, constatou-se que 90% dos entrevistados são do sexo masculino, com idade de 30 a 39 anos (33%), casados (51,28 %), a maioria (72,09%) é agricultor, originários do estado do Piauí (56,41%), residem no DITALPI (51,28%), têm renda de um a dois salários mínimos da maioria (28,21%) e a principal fonte de renda (79,49%) é oriunda da produção de acerola orgânica. Os principais problemas observados foram a baixa escolaridade, falta de assistência técnica, capacitação e escassez de mão-de-obra, e maior reconhecimento da proteção do meio ambiente como principal benefício do sistema de agricultura orgânico. Quanto à escolaridade, 35,90% têm apenas o ensino fundamental, 44% recebem assistência e 51% participam de capacitações. Os produtores foram instigados a investir no sistema orgânico principalmente por motivação financeira (41%) e a saúde foi o benefício mais apontado (53,85%), enquanto a proteção ao meio ambiente representou apenas 12,82% das citações. Em relação ao potencial bioativo da aceroleira, identificou-se os principais metabólitos secundários nos extratos foliares e estes apresentaram potencial antioxidante e diferença significativa entre si. Através da CIM observou-se atividade antibacteriana para os extratos das seis variedades investigadas, todos bacteriostáticos para CBM, porém apresentaram maior inibição para S. epidermidis (CIM de 25 a 1600 μg/mL) e a toxicidade em A. salina não revelou efeito tóxico para extratos testados. Conclui-se que, embora o cultivo de aceroleira no DITALPI tenha contribuído com impactos negativos causados pela agricultura, a importância da frutífera em âmbito econômico, social e ambiental são relevantes e apresenta perspectiva para futuros estudos que possam investigar o potencial bioativo da aceroleira.

Presidente - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Interno - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 150.292.393-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP