Banca de DEFESA: POLYANNA GOMES LACERDA CAVALCANTE

DISCENTE: POLYANNA GOMES LACERDA CAVALCANTE
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA CEREBRAL COMBINADA COM EXERCICIOS TERAPÊUTICOS NA DOR LOMBAR CRÔNICA INESPECÍFICA: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO
PALAVRAS-CHAVES: Dor lombar crônica; Eletroestimulação transcraniana; Exercícios terapêuticos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Recentes evidências têm demonstrado que a dor lombar crônica está associada a alterações estruturais e funcionais do cérebro, e que podem ser moduladas por estratégias de estimulação cerebral não-invasiva. Neste ensaio clínico investigamos a eficácia analgésica de 12 sessões não consecutivas de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) combinadas com exercícios terapêuticos (EXT) em 60 pacientes com dor lombar crônica inespecífica. A intensidade, aspecto sensorial e afetivo da dor, incapacidade e percepção global foram avaliadas antes do tratamento e quatro semanas, três e seis meses pós-randomização. Efeitos adversos e fatores de confusão, como sintomas de ansiedade e depressão também foram avaliados. Os resultados demonstraram efeitos analgésicos clinicamente importantes tanto na terapia combinada (MD = 3,6 DP = 2,2) quanto no grupo EXT (MD = 2,6 DP = 2,4) após quatro semanas de tratamento. No entanto, não houve diferenças significativas nem efeitos clinicamente relevantes entre os grupos (MD = -1,2 IC95% = -2,5 a 0,0). As variáveis secundárias também não apresentaram diferenças significativas ou clinicamente relevantes. Os resultados do presente estudo sugerem que a adição da estimulação transcraniana por corrente contínua aos exercícios terapêuticos não aumenta os efeitos dos benefícios clínicos induzidos pelos exercícios terapêuticos isolados.

Presidente - 1642909 - FUAD AHMAD HAZIME
Interno - 1637767 - MARCELO DE CARVALHO FILGUEIRAS
Interno - 1774210 - VINICIUS SAURA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 14:25