Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE CARVALHO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE CARVALHO BEZERRA
DATA: 21/11/2018
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: RUA | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ARTÉRIAS URBANAS
PALAVRAS-CHAVES: arte; patrimônio; museus
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Este trabalho trata das experiências realizadas na "RUA| Residência Artística Artérias Urbanas”. Ela é um dispositivo criado como parte do projeto de mestrado em Arte, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí-UFPI que propõe um ambiente de contaminação criativa por meio da arte contemporânea entre artistas que se inter-relacionam com a cidade de Parnaíba localizada no estado do Piauí. A residência propôs experimentar diferentes significados para memória, patrimônio cultural, território e estética relacional no centro histórico desta cidade, historicamente reverenciada por seu caráter cosmopolita, pois guarda em sua essência diálogo com outros lugares por ter suas memórias como porta de entrada para o comércio entre a Europa e o Norte do Brasil. São mais de 300 anos de vivências e transformações, constituindo um dos conjuntos arquitetônicos dos mais antigos do Brasil, e hoje integrada uma Área de Preservação Ambiental – APA, estrategicamente situada em uma das regiões mais belas do país, em pleno Delta do Parnaíba. A “RUA” pensa o espaço urbano como plataforma privilegiada para articulações e ativismos.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Presidente - 00.000.00-/1896-30 - FERNANDO ANTONIO BAPTISTA PEREIRA - ULB
Externo ao Programa - 099.701.773-20 - LEDA MARIA DE BARROS GUIMARAES - UFG
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 13:02