Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DOS SANTOS MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DOS SANTOS MORAES
DATA: 18/12/2018
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: GUARDIÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Museologia Social; Museu da Vila; Educação Patrimonial e Museal; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Apresentamos o projeto-ação “Guardiões do Patrimônio Cultural”, associado ao Projeto Matriz “Ecomuseu Delta do Parnaíba”, do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí, com sede na cidade de Parnaíba. O espaço e tempo eleitos para estudos e intervenções são o presente e o Bairro Coqueiro, Luís Correia, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. O Bairro abriga a sede do Mestrado e um núcleo do Ecomuseu, o Museu da Vila, sob a gestão da Universidade Federal do Piauí e Associação de Moradores. O realizamos é um conjunto de estudos e intervenções no campo da Educação Patrimonial e Museal, com foto na Museologia e Inovação Social, que nos permitem compreender de forma participativa os sentidos e significados da paisagem cultural do lugar, dos sentimentos de pertença - identidade, de uma comunidade de pescadores artesanais. Para este projeto elegemos como públicos a comunidade escolar, 16 alunos do 6º ao 9º anos, com faixa etária entre 11 a 16 anos, estudantes da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha e residentes no próprio Bairro, para a constituição de formação de um grupo de mediadores do Patrimônio Cultural, para atuar como multiplicadores de estudos e ações voltadas à pesquisa, documentação, comunicação, preservação e promoção do patrimônio cultural do lugar que habitam. O objetivo é sensibilizar para uma consciência política e cidadã, permitindo-os ampliar a importância social, econômica e educativa do patrimônio que detém. Como técnicas de pesquisa aplicamos a pesquisa-ação, a educação e interpretação patrimonial, com destaque para o Manual de Aplicação dos Inventários Participativos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, associado ao conceito de Tecnologia Social da Memória, sobretudo o estudo publicado pelo Museu da Pessoa, com o apoio da Fundação Banco do Brasil.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 1448162 - LUCIANA MATIAS CAVALCANTE
Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÄSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Externo ao Programa - 037.937.918-07 - SANDRA DE CÁSSIA ARAÚJO PELEGRINI - USP