Notícias

Banca de DEFESA: GILDENISE MONTEIRO RABELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILDENISE MONTEIRO RABELO
DATA: 28/02/2019
HORA: 08:00
LOCAL: PPG MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER
TÍTULO: “CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE SOBRE PREVENÇÃO E RASTREAMENTO DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA”
PALAVRAS-CHAVES: Câncer do colo do útero. Câncer da mama. Rastreamento. Prevenção. Aplicativo móvel. Tecnologias em saúde. Saúde da mulher.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil
RESUMO:

Introdução: Os cânceres do colo do útero e da mama feminina constituem um desafio para saúde pública no Brasil representando, para população feminina, a quarta e a segunda causa de morte por câncer, respectivamente. Frente a esta magnitude e o crescente uso de smartphones pela população, justifica-se aliar a Tecnologia de Informação e Comunicação à educação em saúde de forma a disseminar informações seguras através de aplicativos móveis com intuito de promover ações educativas e interativas sobre prevenção e rastreamento que contribuam com o controle destes cânceres. Objetivo: Construir e validar um software com orientações destinadas às mulheres sobre prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero e mama. Metodologia: Estudo metodológico dividido em 03 etapas: especificação, validação e desenvolvimento. O método de revisão integrativa foi utilizado para construir o conteúdo na fase de especificação. Para validação participaram sete juízes (validação de conteúdo) e nove mulheres (validação semântica), selecionados por conveniência. Na etapa de desenvolvimento, o aplicativo foi construído em adequação ao sistema operacional Android. Resultados: O conteúdo do aplicativo foi dividido em oito áreas, com informações e recomendações extraídas de evidências científicas sobre o assunto:1 - Câncer do colo do útero e fatores de risco relacionados; 2 – Tipos de lesões e evolução para o câncer do colo do útero; 3 – Prevenção do câncer do colo do útero; 4 – Rastreamento do câncer do colo do útero; 5 – Câncer de mama e fatores relacionados; 6 – Sinais de alerta e detecção precoce do câncer de mama; 7 - Prevenção do câncer de mama e 8 – Rastreamento do câncer de mama. Na validação de conteúdo, o Índice de Validade de Conteúdo geral foi de 87%, o que destaca a concordância entre os juízes quanto a pertinência e compreensão das orientações. Na validação semântica, foram feitas alterações de acordo com a observação da interpretação das mulheres frente ao conteúdo apresentado. Nas áreas onde o conteúdo do aplicativo destaca a participação da mulher nas ações de controle dos cânceres foram inseridas interações de forma a apoiar e fortalecer as medidas de detecção precoce e rastreamento. Além disso, foi inserido lembretes e alertas pré-estabelecidos e armazenamento de resultados de exames proporcionando suporte para tomada de decisão das condutas entre mulheres e profissionais. Conclusão: O estudo oferece à população um aplicativo móvel validado com informações baseadas em melhores evidências, com o propósito de melhorar o empoderamento das mulheres através da educação em saúde, tornando-se um importante aliado às medidas existentes para controle destes cânceres.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA CRONEMBERGER RUFINO - UESPI
Externo ao Programa - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Presidente - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Notícia cadastrada em: 19/02/2019 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 29/05/2020 11:02