Banca de DEFESA: ALINE DE SOUSA JUSTINO

DISCENTE: ALINE DE SOUSA JUSTINO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE SUA SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UM ESTADO DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida. Professor. Pandemia. Covid-19. Percepção. Emoção.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: A pandemia da Covid-19 alterou as emoções sentidas pelo professor. É importante reconhecer e refletir sobre as dificuldades que surgiram após a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19. OBJETIVO: Avaliar as emoções dos professores na pandemia da COVID-19 no estado do Piauí. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo realizado com docentes da rede pública de ensino médio e fundamental do estado do Piauí. A coleta ocorreu no período de 29 de setembro a 10 de dezembro de 2020. As variáveis referem-se as características de infraestrutura, emoções, percepção de saúde e percepção da situação dos alunos. Aplicou-se o modelo de análise bivariada pelo teste Qui-quadrado de Pearson, considerando o nível de significância a 5% para verificar as associações. RESULTADOS: Observou-se que houve associação significativa com emoções, as características sociodemográficas: sexo (p: 0,000), idade (p: 0,038) e cor de pele (p: 0,038). Assim como entre a percepção do professor e emoções (p: 0,000) e entre expectativa de oposição e emoções (p: 0,023). Quanto a percepção do professor em relação a sua própria saúde e trabalho 42,6% classificou como bastante satisfeito; sobre a situação dos alunos durante a pandemia da covid-19, 50,1% concordaram parcialmente que houve danos causados aos alunos. Quanto as emoções, 90,2% têm o sentimento de desesperança; 56,8% possuem boas expectativas quando a pandemia da covid-19 acabar. CONCLUSÃO: A desesperança foi a emoção mais percebida pelos professores. Por conseguinte, os professores perceberam-se satisfeitos com sua saúde e trabalho. Não houve influência das características sociodemográficas sobre a desesperança percebida. Além do que afirmarem ter boas expectativas quando a pandemia acabar. Quanto a situação dos alunos, identificou-se que concordaram parcialmente que houve danos. Portanto é necessário um estudo mais específico sobre os aspectos psicológicos afetados durante e após a pandemia. Os dados produzidos nesse estudo, permite aos gestores uma reflexão e pontuação de informações relevantes para a formulação de programas e estratégias direcionadas às necessidades de saúde do professor.

Interno - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Interno - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Presidente - 1864470 - OSMAR DE OLIVEIRA CARDOSO
Externo à Instituição - SANTINA BARBOSA DE SOUSA - SEDUC-PI