Banca de QUALIFICAÇÃO: DANNIELLE VIEIRA DE SOUSA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANNIELLE VIEIRA DE SOUSA BORGES
DATA: 19/12/2017
LOCAL: Sala 323-E /CCHL
TÍTULO: Educação a Distância na UFPI: resultados, desafios e perspectivas (2006-2016).
PALAVRAS-CHAVES: Política Pública; Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
O presente estudo busca avaliar a Educação a Distância (EaD) a partir do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), como política pública, implantada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em seus dez primeiros anos de implementação (2006-2016). Para tal, busca-se analisar a oferta de cursos de graduação nessa modalidade de educação, na relação quantidade de ingressos-egressos, infraestrutura empregada e resultados dos indicadores de qualidade. Além disso, almeja-se os fatores que contribuíram para o sucesso das ações, os desafios encontrados e as perspectivas futuras. Parte-se da pressuposição de que a oferta de ensino superior público na modalidade EaD é impactada por fatores contextuais presentes nos polos, tais como infraestrutura e gestão dos cursos. Para a coleta e análise dos dados será realizado um mapeamento numérico das ofertas de vagas, matrículas, egressos, bem como as notas alcançadas pelos cursos de graduação EaD/UFPI junto ao MEC. Todas essas informações no âmbito do estado do Piauí terão como base de dados a UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Far-se-á também o uso de procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. De forma complementar, serão aplicados questionários aos coordenadores de polos e alunos ativos no ano de 2017, bem como entrevistas com coordenadores de polo e direção geral do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI. Com isso, espera-se contribuir com as pesquisas que tratam da análise da avaliação da política pública voltada para o ensino superior e os resultados por ela gerados.

Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo à Instituição - PRISCILA ERMINIA RISCADO - UFF
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 07/12/2017 11:21