Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA CANTUARIA CARDOSO DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA CANTUARIA CARDOSO DE ARAUJO
DATA: 20/12/2017
LOCAL: Sala 323-E /CCHL
TÍTULO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UFPI-CMRV: ÊNFASE EM ESTUDOS CONTRIBUTIVOS PARA A CIDADE DE PARNAÍBA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Produção científica. Estudos contributivos. Parnaíba.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A produção científica de pesquisadores das universidades brasileiras avança em número de publicações científicas em várias áreas do conhecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento e progresso da sociedade. Partindo do pressuposto que os conhecimentos científicos só assumem relevância social na medida em que são difundidos e utilizados para os interesses da sociedade a que se destinam, este estudo guia-se pelo seguinte problema de pesquisa: Qual a produção científica dos pesquisadores da UFPI-CMRV com ênfase em estudos contributivos para a cidade de Parnaíba-PI? Orientada por esta questão, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a produção científica dos pesquisadores da UFPI-CMRV com ênfase em estudos contributivos para a cidade de Parnaíba-PI, no período de 2010 a 2017. Nessa perspectiva, o estudo apresenta em sua base teórica Targino e Caldeira (1988); Lima (1993); Botomé (1996); Velho (1997); Vargas (2003); entre outros. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto-qualitativa, de caráter bibliográfica e documental, utilizando-se de dados secundários, obtidos através de documentos da Instituição e dos currículos dos pesquisadores, disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. A análise dos resultados será feita mediante uma comparação da produção científica dos pesquisadores dos diferentes cursos do Campus, destacando-se os de maior número em publicações e os que mais contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Parnaíba. Espera-se que estes resultados contribuam para revelar a produção científica em benefício da sociedade parnaibana e sirvam de referência para a consecução de novas pesquisas, com vistas ao aprimoramento de estudos voltados para as questões locais.

Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo ao Programa - 2662747 - HENRIQUE CESAR MELO RIBEIRO
Presidente - 423588 - MARIA FERNANDA BRITO DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 07/12/2017 11:30