Notícias

Banca de DEFESA: GISELIA DE JESUS DIAS PEREIRA ALEXANDRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELIA DE JESUS DIAS PEREIRA ALEXANDRE
DATA: 27/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE VÍDEO 1 (CCHL)
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DA QUALIDADE PERCEBIDA, DA SATISFAÇÃO E DA VANTAGEM COMPETITIVA NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL: uma análise da Universidade Federal do Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho Institucional. Vantagem Competitiva. Qualidade Percebida. Satisfação. Ensino Superior.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa buscou verificar as relações entre as variáveis influenciadoras qualidade percebida, satisfação, vantagem competitiva, tendo como suporte a Visão Baseada em Recursos (BARNEY, 1991) e o desempenho institucional. Propôs-se um modelo que integra as variáveis trabalhadas. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa do tipo survey, aplicada a alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram analisados através de técnicas de análise de dados multivariadas, com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 22.0, por meio de análise fatorial exploratória e da modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais,com uso do software Smart PLS 3.0, baseadas em Partial LeastSquares (PLS). Os resultados obtidos indicam influencia positiva da qualidade percebida sobre a vantagem competitiva, a satisfação e o desempenho institucional. A satisfação influenciou positivamente a vantagem competitiva e está negativamente associada ao desempenho institucional. A vantagem competitiva influenciou positivamente no desempenho institucional, demonstrando, para esta pesquisa, ser o fator que mais influencia diretamente no desempenho. As contribuições do estudo, no que diz respeito ao campo teórico, estão em relacionar construtos que geralmente são pouco empregados de forma conjunta em análise relacionada ao desempenho institucional, principalmente se tratando de instituição de ensino superior pública federal. O conhecimento das relações dessas variáveis e suas implicações sobre o desempenho institucional também pode contribuir para a definição de estratégias por parte da gestão da universidade pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2020372 - SAMUEL PONTES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 25/07/2018 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 11:27