Banca de DEFESA: PATRICIA CANTUARIA CARDOSO DE ARAUJO

DISCENTE: PATRICIA CANTUARIA CARDOSO DE ARAUJO
DATA: 13/08/2018
LOCAL: Sala 323-E /CCHL
TÍTULO: Análise da produção científica dos pesquisadores da UFPI-CMRV com ênfase em estudos contributivos para a cidade de Parnaíba-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Produção científica. Pesquisadores. Contribuição científica. UFPI. CMRV
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Partindo do pressuposto teórico de que os conhecimentos científicos só assumem relevância social na medida em que são difundidos e utilizados para os interesses da sociedade a que se destinam, o objetivo deste trabalho foi o de analisar a produção científica dos pesquisadores da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Veloso (UFPI-CMRV), com ênfase em estudos contributivos para a cidade de Parnaíba-PI no período de 2010 a 2017. Nesse sentido, foi realizado o mapeamento da produção científica, quantificando-se o total de trabalhos publicados em artigos de periódicos científicos, livros, capítulos de livros e anais de congressos científicos, buscando-se identificar as publicações que tiveram como objeto de estudo a cidade de Parnaíba e que produziram conhecimentos científicos em benefício dessa sociedade. Trata-se uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando-se dados secundários coletados nos documentos da instituição e nos currículos dos pesquisadores disponíveis na plataforma Lattes do CNPq. A amostra da pesquisa foi composta por 113 pesquisadores com titulação em doutorado pertencentes ao quadro de docentes dos doze cursos de graduação da instituição. A coleta de dados ocorreu de janeiro a fevereiro de 2018. Os resultados demonstram que a produção científica da UFPI-CMRV é considerável em razão do número expressivo de trabalhos publicados, totalizando 2.285 publicações, com uma média anual de 190,4 publicações por curso e de 20,22 publicações por pesquisador. Entre essas publicações, apenas 220 tiveram como objeto de estudo a cidade de Parnaíba-PI, correspondendo a 9,63% da produção total realizada, demonstrando ser quantitativamente insignificante o número de estudos contributivos para a sociedade parnaibana. O artigo de periódico científico foi a tipologia preferencial na divulgação de trabalhos científicos, seguido dos anais de congressos científicos, enquanto os capítulos de livros tiveram maior representatividade que os livros. Os cursos da área de Saúde são os mais produtivos da instituição, mas apresentaram pouca contribuição na publicação de conhecimentos científicos em benefício da referida cidade, exceto o curso de Biologia, que foi o maior produtor nesse quesito, seguido do curso de Turismo. As temáticas sobre meio ambiente, sustentabilidade e turismo foram as mais abordadas nos estudos contributivos e tiveram como foco a exploração da fauna e flora da região deltaica, bem como o potencial turístico local. Conclui-se que os pesquisadores da UFPI-CMRV demonstram comprometimento com a publicação de suas descobertas científicas, tornando público o conhecimento produzido na universidade e contribuindo para o crescimento científico, mas, certamente, essa produção poderia ser mais contributiva para a cidade de Parnaíba-PI se estivesse focada no desenvolvimento de pesquisas e na publicação de conhecimentos científicos aplicáveis às realidades específicas dessa sociedade, contribuindo para a resolução de problemas locais.

Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo ao Programa - 2662747 - HENRIQUE CESAR MELO RIBEIRO
Presidente - 423588 - MARIA FERNANDA BRITO DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 01/08/2018 17:41