Banca de DEFESA: SANMYA PATRICIA SILVA SANTOS

DISCENTE: SANMYA PATRICIA SILVA SANTOS
DATA: 13/08/2018
LOCAL: Sala 323 E/ CCHL
TÍTULO: Combate ao Aedes aegypti realizado pelos agentes comunitários de saúde egressos do PRONATEC
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Saúde Pública. Agentes comunitários. Aedes aegypti.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A presente dissertação tem por objetivo analisar a capacitação dos cursos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O programa foi pensado, prioritariamente, para capacitar os jovens, formando assim profissionais atualizados com os avanços tecnológicos e que, inseridos no mercado contribuam com o crescimento econômico do país. O curso em análise é ofertado através do PRONATEC pelo Colégio Técnico de Teresina, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o campo de atuação do profissional é o Serviço Único de Saúde. Sabe-se que no Brasil, são constantes os surtos e epidemias que na maioria das vezes surgem em determinadas épocas do ano, e se propagam pelas regiões afetando parte da comunidade brasileira. Diante dos surtos e epidemias, de viroses e doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e a atuação profissional exigida em lei para o ACS, também considerando que as atribuições para o exercício desta atividade são relevantes no combate às doenças e na promoção da saúde coletiva, a pesquisa pretende vincular os cursos com a atuação profissional e esta com o combate ao mosquito. A fim de contemplar tal ponto de vista, optou-se pelo método hipotético-dedutivo, e através da pesquisa documental e bibliográfica, comprovar-se-á que as ações de combate ao Aedes aegypti que estão sendo aplicadas pelo serviço público de saúde, com a atuação do ACS têm sido importantes para diminuir o surto de epidemias.

Presidente - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Interno - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo ao Programa - 1167777 - MANOEL RICARDO ARRAES FILHO
Notícia cadastrada em: 07/08/2018 15:16