Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYANE ALMEIDA MONTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE ALMEIDA MONTE
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Sala 08 - Espaço Integrado I / CCHL
TÍTULO: Expansão e interiorização dos Institutos Federais de Educação: reflexões sobre a implantação e atuação do IFPI- Campus Angical
PALAVRAS-CHAVES: educação profissional; Institutos Federais de Educação; IFPI
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s), criados por meio da lei nº 11.892/2008, são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todos os níveis e modalidades de ensinoDentre as finalidades e objetivos dos Institutos Federais, está o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais. Além de orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal. Com base nessa atribuição dos Institutos Federais de estarem sintonizados com as características e demandas da região que abrange, pretende-se realizar pesquisa com o intuito de analisar o processo de implantação e a atuação do campus do IFPI, instalado na cidade de Angical do Piauí, para o território onde está situado. A pesquisa proposta possui o objetivo principal de analisar o processo de implantação do IFPI- Campus Angical e se as ações desenvolvidas nessa instituição estão em consonância com o perfil, interesses e necessidades da localidade em que está instalado, com base nas concepções e diretrizes legais orientadoras da educação profissional e tecnológica, sobretudo, na lei 11.892/2008. Considerando os propósitos investigativos que compõem o estudo em questão, trata-se de um estudo de caso, pois tem como foco de investigação o campus do IFPI em Angical e a sua inserção regional, cujo percurso metodológico adotado será através de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e descritiva. O estudo pode contribuir para o fortalecimento dessa Instituição de ensino no município e na região que abrange, apresentando os resultados de uma análise que busca entender como essa política pública de educação profissional e tecnológica está sendo implementada e sua significação no âmbito local e regional.

Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Presidente - 423550 - NELSON NERY COSTA
Externo ao Programa - 1979592 - RAUL LOPES DE ARAUJO NETO
Notícia cadastrada em: 12/03/2019 09:46