Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO ALVES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 28/03/2019
LOCAL: SALA DE VIDEO II / CCHL
TÍTULO: FATORES INFLUENCIADORES DO CIVISMO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DA SATISFAÇÃO, MOTIVAÇÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Civismo Organizacional, Satisfação, Motivação, Valores Organizacionais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O atual contexto de mudanças, nos segmentos econômico, político e social, somado às transformações tecnológicas, rapidez nas comunicações e os efeitos da globalização impõem uma busca por melhores desempenhos por parte das organizações (STOFFEL; THEIS; SCHREIBER, 2019). Políticas públicas, programas governamentais, ações, ou qualquer atividade por parte do Estado precisam ser bem formuladas, monitoradas e avaliadas para o alcance dos objetivos esperados (COSTA; CASTANHAR, 2003; SOUZA, 2009).
No que se refere aos comportamentos de civismo organizacional, tem-se que são aqueles comportamentos extrapapéis, oferecidos de maneira discricionária pelo colaborador à organização e não reconhecidos pelo sistema formal de recompensas, mas que agregam valor à organização (ORGAN, 1988). Dessa forma, são atos espontâneos (PORTO; TAMAYO, 2003) capazes de auxiliar na resolução de problemas, criar relações de cooperação mútua entre os colegas, despertar o uso mais adequado dos recursos disponíveis, estimular a necessidade de aperfeiçoamento e capacitação profissional (KATZ; KAHN, 1974; SMITH; ORGAN; NEAR, 1983; WILLIAMS; ANDERSON, 1991).
Como lacuna teórica este trabalho aponta que os antecedentes do civismo organizacional ainda são pouco compreendidos e explorados (COSTA et al., 2017), principalmente em relação à percepção dos servidores de organizações públicas. Shataw, Nazari e Emami (2012) destacam o aumento de estudos sobre comportamentos de civismo organizacional nas últimas décadas, esse interesse se deve porque historicamente o tema esteve ligado à eficácia das organizações e a melhoria de seu desempenho. Diante disso, tendo em vista a importância de estudos relacionados aos comportamentos de civismo organizacional no contexto organizacional, estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência da satisfação no trabalho, da motivação e dos valores organizacionais nos comportamentos de civismo organizacional, a partir da percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI)?
Assim sendo, o objetivo principal da pesquisa é analisar os fatores influenciadores dos comportamentos de civismo organizacional, a partir da satisfação no trabalho, motivação e dos valores organizacionais, ao considerar a percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem quantitativa, em relação à natureza da pesquisa, é qualificada como pesquisa descritiva, pois se preocupa em mensurar a satisfação, motivação e os valores organizacionais em relação aos comportamentos de civismo organizacional.
O questionário para coleta de dados será aplicado de forma direta aos servidores do IFPI, será composto por 116 itens e os construtos serão medidos através de Escala Likert de cinco pontos, variando de acordo com o recomendado por cada escala. Será realizado um pré-teste com 50 respondentes, com o objetivo de avaliar a consistência das escalas utilizadas pelo estudo, na cidade de Teresina, nos campi Teresina Central, Teresina Zona Sul, Dirceu e Reitoria. Quanto à análise de dados será utilizado o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para análise estatística descritiva dos dados, por meio do software Smart-PLS-2.0, será avaliado o modelo teórico da pesquisa, através dos coeficientes de cada path, o alpha de Cronbach, da validade convergente e da análise da variância extraída (AVE).
Este estudo também pretende correlacionar os comportamentos de civismo organizacional com as variáveis de controle: gênero, idade e formação. Conforme Dias (2014) existe a necessidade de avaliar a influência da idade, sexo e experiências relacionadas aos comportamentos de civismo, fatores estes que têm sido as principais lacunas na literatura.

Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - REINALDO DE ARAUJO LOPES - IFPI
Notícia cadastrada em: 28/03/2019 10:19