Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RENATO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RENATO DE SOUZA
DATA: 24/04/2019
LOCAL: SALA 323 F - CCHL
TÍTULO: PROCESSOS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DOS CURSOS SUPERIORES NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Expansão da RFEPT, Territórios de Desenvolvimento, Egressos, Educação Profissional e Tecnológica
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O IFPI (Instituto Federal do Piauí) foi criado por meio da Lei 11.892/2008 e surge como uma autarquia de regime especial de base educacional humanística, técnica e científica, articulando a educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada em ofertar uma educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino. Com a expansão da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, ocorrida a partir do ano de 2008, o IFPI promoveu um processo de interiorização de suas unidades a fim de atender à demanda contingencial do ensino oferecida pelo Estado e pelos municípios, a fim de implementar uma maior capilaridade aos locais em que se instala, fazendo o diferencial na qualidade do ensino oferecido, bem como atuando no atendimento dos APL’s (Arranjos Produtivos Locais), tendo por base a divisão do Estado em Territórios de Desenvolvimento. Assim, o IFPI antes de se instalar em um determinado território realiza um estudo técnico para atender a vocação produtiva da região. Destarte, onde o IFPI se instala ocorre uma significativa transformação na qualidade de vida da população atendida, buscando, com isso, promover o desenvolvimento local.

Buscar-se-á ao longo desse trabalho demostrar a efetividade dos objetivos a que se propõe para explicitar a realidade que ocorre na absorção de uma mão-de-obra qualificada, com a inserção dos egressos dos cursos superiores do IFPI no mercado de trabalho nos mais distantes rincões do Estado. Dada a demanda de egressos dos cursos superiores ser bastante expressiva, perseguiremos as políticas que a Instituição promove num processo de interação com os seus alunos egressos, bem como tentaremos dar maior visibilidade às políticas de acompanhamento dos alunos egressos da Instituição dos cursos superiores e, além disso, demostraremos a efetividade dos egressos que buscam o IFPI, para a manutenção do vínculo institucional, já que o profissional que qualificado pela Instituição é o reflexo da qualidade do ensino que é oferecido.

Faremos aqui um levantamento de todo o memorial dos cursos superiores do IFPI, desde sua implantação até o presente momento, a fim de que se possa mensurar a abrangência da atuação da Instituição, para que se possa instituir políticas efetivas para o desenvolvimento das potencialidades produtivas locais, bem como melhorar a qualidade de vida da região atendida.

Presidente - 423588 - MARIA FERNANDA BRITO DO AMARAL
Interno - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo ao Programa - 1167859 - EFREN PAULO PORFIRIO DE SA LIMA
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 18:37