Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILIO DE OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILIO DE OLIVEIRA SOUSA
DATA: 10/05/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 08 do Espaço Integrado I
TÍTULO: A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE.
PALAVRAS-CHAVES: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO; RESPONSABILIDADE SOCIAL; PROGRAMA LAGOAS DO NORTE.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A cooperação internacional para o desenvolvimento – CID são ações de Estados ou organizações internacionais que por meio do fluxo de recursos (financeiros ou técnicos) tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos países recebedores. Diante dissoem 2000, a Organização das Nações Unidas instituíram na agenda global os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com o propósito de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver, através da cooperação entre os seus membros.No ano de 2015, os ODM foram substituídos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, hoje em vigor. Dessa forma, por meio do desenvolvimento sustentável, é possível a incorporação da responsabilidade social na construção de estratégias de afirmação de cidadania nos espaços locais. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Teresina em cooperação com o Banco Mundial - BIRD, desenvolveu o Programa Lagoas do Norte com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida de mais de 100.000 pessoas. Nessa direção, questiona-se: como a cooperação internacional para o desenvolvimento - CID contribui para a responsabilidade social na gestão pública do município de Teresina, tendo como objeto de estudo o programa lagoas do norte? De modo que o objetivo da pesquisa é compreender como a CID contribui para a responsabilidade social na gestão pública do município de Teresina. Pretende dessa forma dar uma abordagem de compreensão qualitativa aos resultados publicados. Trata-se de pesquisa de caráter exploratória, ancorada nos procedimentos de análise documental e de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturada com os gestores e cidadãos locais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 620.198.053-91 - JOSE CARLOS RAULINO LOPES - VINC-CEAD
Notícia cadastrada em: 09/05/2019 14:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 06:09