Banca de QUALIFICAÇÃO: LYCIA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYCIA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
DATA: 15/08/2019
LOCAL: Sala de video I/ CCHL
TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE DAS PÁGINAS WEB DO CONSELHO SUPERIOR DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Pública. Participação. Transparência. Conselhos. Educação. Lei de Acesso à Informação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho busca compreender a dinâmica da comunicação pública no Conselho Superior (CONSUP), órgão consultivo e deliberativo máximo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e entender a participação da comunidade acadêmica na mais importante esfera de gestão administrativa da instituição. Para tal, a presquisa apresenta uma descrição e análise da comunicação pública realizada no CONSUP dos 38 IFs; e dos números da participação da comunidade acadêmica no processo eleitoral de escolha dos membros do CONSUP, nos últimos dez anos. A análise teve como base além das páginas web, questionário online com os responsáveis pela divulgação das informações do Conselho Superior e estudo dos regimentos desses Conselhos. Como referencial teórico, são utilizados autores que discutem a comunicação pública e a participação sob o ponto de vista integrado e dialógico dos conceitos. Com a análise dos dados a serem coletados, pretende-se realizar um diagnóstico da aderência das ferramentas disponíveis nas páginas web às premissas dos respectivos regimentos e às diretrizes da Lei de Acesso à Informação, no que diz respeito à transparência e publicização das informações. E ainda investigar o nível de participação da comunidade acadêmica no processo eleitoral da escolha dos membros do CONSUP.

Presidente - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Interno - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - OTHON FERNANDO JAMBEIRO BARBOSA - UFBA
Notícia cadastrada em: 06/08/2019 08:44