Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLEY SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLEY SILVA ROCHA
DATA: 02/09/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Sala de vídeo I do CCHL
TÍTULO: Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Parauapebas.
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos. Sustentabilidade. Educação Ambiental. IFPA Campus Parauapebas.
PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A legislação para a gestão de resíduos sólidos no Brasil teve seu marco regulatório na sanção da Lei que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por abranger e estabelecer padrões para a gestão dos resíduos sólidos, determinando conceitos e fixando a responsabilidade compartilhada, ou seja, a gestão dos resíduos sólidos passou a ser tratada de uma forma mais articulada entre o poder público, as organizações privadas e a população. Nesta compreensão, as instituições federais de ensino têm se empenhando em incorporar as políticas de sustentabilidade socioambiental em seus sistemas, promovendo além da preservação do meio ambiente, a educação ambiental. Entre as instituições públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Parauapebas, é uma instituição de educação que compõe a Administração Pública Federal e está ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), bem como o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, certamente, consome recursos naturais, produzindo resíduos. Por isso, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA, Campus Parauapebas, e, como objetivos específicos: apresentar estrutura teórico-legal da gestão de resíduos sólidos no Brasil; identificar os programas, normas internas e documentos referentes à gestão de resíduos sólidos no IFPA, Campus Parauapebas; identificar se a segregação dos resíduos sólidos é adequada no IFPA, Campus Parauapebas e identificar a percepção dos servidores, terceirizados e alunos do IFPA, Campus Parauapebas, quanto à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Sobre os procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui caráter descritivo com abordagem pelos métodos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados faz uso da pesquisa documental, pesquisa de campo com a aplicação de entrevista estruturada, aplicação de questionário e a observação in loco. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167739 - CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 30/08/2019 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 17:04