A assistência estudantil foi operacionalizada como política pública no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior com o objetivo de contribuir com o compromisso social dessas instituições em garantir a permanência do estudante nesse nível de ensino, viabilizando as condições necessárias à sua formação acadêmica e profissional. O Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, determina que caberá a cada instituição de ensino superior definir critérios de seleção, acompanhamento e avaliação do Programa. No IFPA a assistência estudantil foi regulamentada em 2012, definindo as diretrizes para o atendimento e acompanhamento do público prioritário, estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Considerando o processo de implementação dessa política importa a este estudo saber como a política de assistência estudantil do IFPA vem sendo operacionalizada, buscando identificar se estão sendo utilizados mecanismos que beneficiem os estudantes em situação de vulnerabilidade social, auxiliando estes a permanecerem na instituição e a concluírem sua trajetória acadêmica de forma exitosa. Assim, a pesquisa proposta será desenvolvida com suporte numa abordagem qualitativa, com pesquisa de campo a ser realizada no IFPA Campus Castanhal, com estudantes beneficiários da política de assistência estudantil no ano de 2019, além de servidores que compõem a equipe que atua com a temática no campus. Serão aplicados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas.