Banca de QUALIFICAÇÃO: AILSON DA SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILSON DA SILVA LOPES
DATA: 19/12/2019
LOCAL: Sala 372- Espaço Integrado I
TÍTULO: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: Uma análise sobre a implementação da gestão estratégica de pessoas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Instituto Federal do Maranhão. Organizações Públicas. Gestão Estratégica de Pessoas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A área de Gestão de Pessoas tem assumido um importante papel estratégico nas organizações públicas, uma vez que o trabalho humano é de fundamental importância para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesses termos, o objetivo central da pesquisa é analisar o processo de implementação da gestão estratégica de pessoas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão no período de 2016 a 2018 a partir de um estudo de caso. A pesquisa se caracteriza por ser exploratória e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, entrevista e questionário. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para analisar os dados coletados nas entrevistas aplicadas aos gestores da área de gestão de pessoas do IFMA. As entrevistas foram transcritas e inseridas no software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para análise textual. O questionário utilizado foi do tipo Survey, com a utilização da escala de Likert e aplicados de forma online aos servidores docentes. Para análise dos dados estatísticos, empregou-se o método da estatística descritiva com o objetivo de verificar a frequência das respostas e a posterior triangulação dos dados. Diante do método apresentado, a abordagem classifica-se como qualitativa e quantitativa. O aporte teórico utilizado baseou-se em autores como Becker, Huselid, Ulrich (2019) e Dutra (2019) através dos quais foi possível identificar a importância estratégica que a área de gestão de pessoas tem para as organizações.

Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Presidente - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo à Instituição - LEANDRO DE OLIVEIRA FERREIRA - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 16/12/2019 08:54