Banca de DEFESA: RENATO PIRES DO NASCIMENTO

DISCENTE: RENATO PIRES DO NASCIMENTO
DATA: 20/10/2020
LOCAL: Acesso Remoto (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/adriana-lopes-da-silva)
TÍTULO: AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS SOB A ÓTICA DOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DO PROGRAMA REHUF NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas. Hospitais universitários. Rehuf. Gastos públicos.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Os hospitais universitários federais, caracterizados como unidades de referência em prestar atendimentos de alta complexidade e de formar profissionais de saúde de qualidade, foram marcados por forte expansão em função de políticas públicas, que além de ampliar as ações e o acesso aos serviços de assistência à saúde, alterou a forma de repasse de recursos voltados à recuperação destas instituições. Esse cenário ocorreu após a formulação do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), destinado à reestruturação, modernização e revitalização desses hospitais. É uma estratégica que gera melhoria para gestão da saúde pública, pois traz a excelência dos serviços dos hospitais universitários para atender à constante demanda do cidadão, para tanto surgiu a necessidade de analisar como ocorre a gestão destes recursos administrados por um hospital universitário. Este estudo objetiva analisar as despesas orçamentárias executadas pelo HU-UFPI, após o processo de reestruturação, buscando descrever os gastos com as ações e serviços de saúde pública alocados com os recursos advindos do Rehuf, visando mais transparência das ações introduzidas pelo processo de reestruturação, visto que isso reflete no controle orçamentário do órgão, e tem impacto direto no alcance da eficiência e publicização da aplicação dos recursos públicos e no controle social. Trata-se de um estudo descritivo, cuja coleta de dados se referiu ao período de 2014 a 2018, através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram um panorama do volume e da aplicação dos recursos, tendo em conta as possibilidades de utilização que a gestão do hospital possui em contribuir para a efetividade do Programa. Conclui-se que os resultados se apresentam positivos quanto a alocação e gerenciamento dos recursos administrados pelo HU-UFPI, demonstrando uma gestão apoiada nos parâmetros e práticas de alocação dos recursos correspondentes ao propósito do programa. Verificou-se o aporte do Rehuf representa um elemento relevante na composição do orçamento do HU-UFPI, sendo imprescindível o repasse dessa verba para manter o equilíbrio econômico financeiro do hospital e as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde.

Externo ao Programa - 6654838 - JOSE MIGUEL LUZ PARENTE
Interno - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 29/09/2020 09:44