Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON ROMERIO ROSAS FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON ROMERIO ROSAS FRANÇA
DATA: 23/12/2020
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO: A OUVIDORIA COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA)
PALAVRAS-CHAVES: Participação Social. Mídia Organizacional. Controle Social. Ouvidoria.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

As ouvidorias públicas se configuram como mecanismos de participação e controle social que, a partir da década de 1980, com as lutas sociais em prol da redemocratização, conquistaram espaço nas instituições públicas sob a necessidade de incluir as manifestações populares na gestão pública. Nas instituições públicas, a ouvidoria tem a atuação voltada para aperfeiçoar processos e a prestação de serviços mediante demanda apresentada pelos cidadãos por meio dos canais de comunicação. Neste aspecto, a ouvidoria, compreendida como um dos instrumentos de participação social e também como uma importante mídia organizacional, possui a competência de atender às expectativas dos cidadãos para proporcionar impactos efetivos na gestão das instituições. Portanto, o objetivo deste trabalho é observar as práticas adotadas pela ouvidoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), utilizando a pesquisa exploratória e descritiva como método de pesquisa, obtendo dados a partir da aplicação de questionários com os gestores das ouvidorias do IFPA para conhecer os aspectos que caracterizam a atuação da Ouvidoria como um instrumento de participação social no âmbito da instituição de ensino.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo à Instituição - ROMULO FERNANDO LEMOS GOMES - IFMA
Notícia cadastrada em: 22/12/2020 08:31