Banca de DEFESA: SABRINA GOMES DE ALCANTARA

DISCENTE: SABRINA GOMES DE ALCANTARA
DATA: 19/02/2021
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: ACCOUNTABILITY HORIZONTAL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
PALAVRAS-CHAVES: Governança Pública. Educação Superior. Universidades Federais. Tribunal de Contas da União.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Na Era do Pós-New Public Management, a temática Governança Pública tem se destacado no campo da Administração Pública, assim como em outras áreas das ciências sociais. O Tribunal de Contas da União (TCU) foi o protagonista na abordagem e orientação do tema no âmbito das organizações da Administração Pública Federal (APF) Brasileira. A partir da necessidade de modernização da APF, o Ministério do Planejamento e a CGU publicaram a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 1/2016, que trata de controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal e o Governo Federal publicou o Decreto n. 9.203/2017, que dá o direcionamento das boas práticas a serem seguidas pelas organizações da APF direta, autárquica e fundacional. Diante do aporte de conhecimento e de normas criadas para a aplicação de práticas de boa governança no país tornou–se importante e necessário que as instituições adotassem tais práticas de acordo com suas especificidades. Em face dessa conjuntura, nesse estudo foram analisadas as práticas de governança pública no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no intuito de compreender o nível de maturidade em governança pública desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) com base nos levantamentos realizados pelo TCU no ano de 2017 e 2018. Metodologicamente, constituiu um estudo descritivo, a partir de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa. Concluiu–se que os Índices de Governança Pública (iGovPubs) da UFPI avaliados pelo TCU indicaram que não houve uma evolução considerável na política de governança da IFES no período analisado, todavia, estima–se que para os próximos levantamentos a UFPI alcance níveis melhores de governança, especialmente, no Mecanismo Estratégia.

Externo à Instituição - BRUNO MELLO SOUZA - UESPI
Interno - 2156366 - FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 19:05