Notícias

Integra Nordeste, dias 30 e 31 de julho de 2021.

Nos dias 30 e 31 de julho de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí protagonizou o Evento de Extensão denominado Integra Nordeste.

 

Como iniciativa e articulação derivada da disciplina de Inovação e Desenvolvimento Regional do Programa, o evento reuniu uma média de 40 pessoas por sala, entre professores, pesquisadores e discentes do programa, bem como professores e pesquisadores que atuam no Brasil e no Exterior.

 

Com o tema “Diálogos Propositivos em Inovação e Desenvolvimento Regional – Contribuições e Metodologias na Perspectiva do Campo de Públicas”, o evento iniciou a mesa de abertura denominada “Movimentos inovadores e campo de públicas na perspectiva da gestão social”, com a presença do prof. Dr. Fernando Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mediação dos professores coordenadores do PPGP, profa. Dra. Flávia Barbosa e prof. Dr. João Hipólito, o momento expressou a relevância da ideia de integração para o programa, bem como a necessária articulação em redes de pesquisas, regionais e internacionais, bem como a contribuição da gestão social para esses processos, com ênfase, principalmente, no desenvolvimento do Estado do Piauí e do Nordeste.

 

Na sequência, de 15h às 17h, foi debatido o tema “Conhecimento científico no século XXI: para uma ciência interdependente, inclusiva, inovadora e participativa”. Para tanto, as professoras Dras. Mônica Tassigny, Liane Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e a profa. Dra. Ivanna Pequeno, da Universidade Regional do Cariri (URCA) iniciaram o diálogo apresentando o panorama da ciência face à complexidade dos fenômenos, com argumentos de defesa da urgência de uma ciência em diálogo por meio da educação científica, com superação das demarcações disciplinares e ampliação da inclusão de saberes. No mesmo caminho, o prof. Dr. Fábio Veiga, Presidente da Iberoamerican Institute for Legal Studies (IBEROJUR) e professor da Universidade Lusófona do Porto, abordou sua experiência em pesquisa em países da Europa, especialmente os desafios das Instituições de Ensino Superior para ofertar e gerenciar a formação de pesquisadores, com atenção à postura ética e reflexiva. O fechamento do ciclo se deu com a explanação da prof. Dra. Ana Silvia Ipiranga, do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/ UECE), que avançou no tema a partir de concepções sobre metodologias participativas, essenciais ao campo interdisciplinar, com amparo em debates sobre pesquisa ação, intervenção, participativa e a pesquisa ação-participante. O prof. Dr. Vitor Sandes, vinculado do PPGP, fez a mediação do ciclo e muito contribuiu com o diálogo, a partir de sua vivência como professor de desenho de pesquisa junto ao programa.

 

De 17h30 às 19h, foi debatido o tema “Gestão social – ensino, pesquisa e trabalho, por meio da participação da prof. Dra. Vilma Farias, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que apresentou sua experiência com o tema a partir de sua trajetória acadêmico-profissional, sendo hoje professora da disciplina de gestão social; e, ainda, da contribuição do prof. Dr. Jeová Torres, vinculado a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e no Programa Multidisciplinar em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social (PDGS) da UFBA, que além de favorecer reflexões sobre o campo, também ressalta a institucionalização da área por meio das redes de pesquisa, bem como com importante contribuição teórica pesquisadores Brasileiros. A mediação do ciclo foi desenvolvida pela profa. Dra. Maria Sueli, vinculada ao PPGP, que instigou os convidados com perguntas sobre a participação do Nordeste e do Estado do Piauí na perspectiva da resistência a partir da concepção da gestão social.

 

No segundo dia, 31 de julho, foram realizados dois momentos de integração do PPGP.

1. Momento das disciplinas ofertadas no semestre 2021.1, com a presença dos professores doutores: Samuel Filho, Adriana Siqueira, João Carlos Hipólito, Francisco Mesquita, Fonseca Neto, Fabiana Almeida Bizarria, Ricardo Alaggio e Denis Barros, e apresentação de trabalhos e pesquisas da disciplina pelos discentes: Paulo Henrique, Scarlet Ohara, Lucyana Oliveira, Rebecca Melo, Kelly Mayana, Danuelle Maria, Gionanna Lustoza, Heline Santos e Lineardo Melo. Com mediação da Coordenadora do PPGP, profa. Dra. Flávia Barbosa, o momento foi celebrado pelos presentes como oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos, bem como fortalecer laços com a comunidade UFPI, com a sugestão de que o programa ofereça momentos de integração, comunicação e explanação de suas pesquisas e atividades com a sociedade.

 

2. Para fechar o Evento Integra Nordeste, o Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), vinculado ao PPGP, por meio de seu coordenador prof. Dr. Alexandre Rabelo, foi apresentado, bem como foram oportunizadas apresentações de pesquisas, temas hoje desenvolvidos pelos professores e discentes vinculados ao Núcleo. Além disso, foram mencionados artigos aprovados em importantes eventos científicos, Nacionais e Internacionais, o que demonstra foco do Programa e do Núcleo na produção científica, com o envolvimento dos discentes.

 

Considerando a movimentação da rede social do programa (@ppgpufpi), foi possível identificar a alegria dos participantes do evento, a contribuição deste como espaço de formação e integração, bem como o fortalecimento de laços entre professores e discentes, o que foi ressaltado pelos professores e pesquisadores convidados.

 

A Comissão Organizadora, formada por docentes e discentes do programa, avaliam que o Integra Nordeste atingiu seu objetivo, e expande sua contribuição por meio de interlocuções, como, por exemplo, convites e participações de professores em comissões científicas em eventos internacionais, o que favorecerá a formação de redes e o desenvolvimento de projetos e pesquisas interinstitucionais.

 

O PPGP, a partir da sua atual Coordenação, agradece a Comissão Organizadora, discentes e docentes, pela presença, pela partilha, pelo caminhar juntos!

 

Notícia cadastrada em: 06/08/2021 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 20/04/2024 09:53