O presente estudo pretende identificar os impactos, dificuldades e possibilidades do trabalho remoto no serviço público federal, em especial nos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no período entre 2020 e 2022. O período selecionado foi motivado pela imposição do trabalho remoto compulsório aos servidores em virtude da Pandemia da COVID-19 que, teve como medida de prevenção o distanciamento social. Acredita-se, que os resultados dessa pesquisa sejam importantes cientificamente, por gerarem conhecimento sobre o trabalho remoto em consequência da pandemia da COVID-19. Esta investigação responde a seguinte questão: quais os impactos e as possibilidades geradas pelo trabalho remoto, durante a pandemia da COVID-19, para o serviço público federal de educação tecnológica e seus servidores técnico-administrativos no IFPI? O objetivo geral da pesquisa, portanto, é identificar os impactos, dificuldades e possibilidades do trabalho remoto no serviço público federal de educação tecnológica, durante a pandemia da Covid-19, em especial nos servidores técnico-administrativos do IFPI. A investigação de natureza teórica aplicada utiliza como técnicas de pesquisa questionários estruturados e análise de documentos que tenham relação com o tema. O referencial teórico desta investigação, inicia com a evolução do serviço público no Brasil desde o período colonial, passando pelo período imperial, depois pelas principais reformas administrativas do Estado (reformas no Governo de Vargas, no Governo dos Militares, até no Governo de Fernando Henrique Cardoso). Na sequência apresenta-se os conceitos e contexto histórico do trabalho remoto, como ele surgiu na administração pública brasileira e finaliza com os aspectos legais da implantação dessa modalidade no IFPI.