Notícias

Banca de DEFESA: ANDREI CARVALHO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREI CARVALHO RIBEIRO
DATA: 25/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia - UFPI
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO PARA ALOCAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO VIA NSGA-II E COMPOSIÇÃO MAX-MIN.
PALAVRAS-CHAVES: OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO PARA ALOCAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO VIA NSGA-II E COMPOSIÇÃO MAX-MIN.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Resumo: A alocação de unidades de Geração Distribuída (GD) no Sistema Elétrico de Potência (SEP) proporciona uma série de benefícios, sendo os principais a redução das perdas de potência nas linhas e a melhora do perfil de tensão do sistema. Porém, mesmo com a inserção de GD alcançando níveis cada vez maiores de penetração, os custos de instalação ainda são considerados bastante elevados. Este trabalho apresenta um modelo de otimização multiobjetivo (e sua solução) contemplando os objetivos de natureza técnica - minimizar as perdas de potência ativa e tornar o perfil de tensão mais homogêneo a partir da redução do desvio de tensão; e o objetivo de natureza econômica - reduzir o custo de instalação, operação e manutenção do empreendimento. Utilizou-se o NSGA-II como ferramenta de busca para resolver o modelo proposto e encontrar as variáveis de siting e sizing que determinam o problema de alocação de GD. As simulações foram realizadas integrando o MATPOWER e o MATLAB nos sistemas de 33, 69, 85 e 141 barras. Também foram realizadas modificações nos dados elétricos desses sistemas, ao passo que novas versões considerando perfis de consumo e patamares de carga também foram propostas. Utilizou-se lógica Fuzzy, composição max-min, para trade-off e compromisso de escolha final na fronteira de Pareto obtida. Com várias execuções do algoritmo de busca e técnica de seleção, uma superpopulação foi formada, novamente com uso da composição max-min, determinou-se as soluções mais adequadas por patamar de carga. Essas soluções foram avaliadas e observou-se uma melhora significativa dos sistemas com a presença de GD. Os objetivos alcançados com a inserção de GD também foram comparados aos valores obtidos em outros trabalhos, e observou-se que a combinação das duas técnicas utilizadas apresentou desempenho promissor quando comparada com outros algoritmos propostos em outros trabalhos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ATHUR PLÍNIO DE SOUZA BRAGA - UFC
Presidente - 1615907 - FABIO ROCHA BARBOSA
Interno - 1785470 - JOSE MARIA PIRES DE MENEZES JUNIOR
Interno - 1544138 - LUIS GUSTAVO MOTA SOUZA
Notícia cadastrada em: 13/10/2019 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 10:21