Banca de DEFESA: PRISCILA FAVORITTO LOPES

DISCENTE: PRISCILA FAVORITTO LOPES
DATA: 08/07/2021
LOCAL: Vídeoconferência: meet.google.com/vnj-jnse-egc
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR DE CANTOPLASTIA PARA O ENSINO DE TÉCNICA CIRÚRGICA
PALAVRAS-CHAVES: simulação, educação, cirurgia, unhas encravadas, cantoplastia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A educação médica no Brasil e no mundo vem se reformulando para que o profissional egresso das instituições de ensino seja capaz de resolver as demandas de saúde da população. Uma das formas de fazê-lo é garantir a habilidade para a realização de pequenas cirurgias ambulatoriais. A simulação é uma forma de reproduzir uma situação real ou utilizar um modelo para treinar competências teóricas e práticas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador de baixa fidelidade e baixo custo para o ensino da cantoplastia, bem como suas etapas, recursos e habilidades que se espera obter dos estudantes com o uso do produto. Por meio de busca bibliográfica sobre a educação médica no Brasil, o ensino da cirurgia, o uso da simulação nesta área e a onicocriptose visam, neste trabalho, apresentar as implicações para a prática de simulação voltadas para a técnica cirúrgica no processo de ensino-aprendizagem. O curso de graduação precisa utilizar metodologias que privilegiem a coparticipação do aluno no processo educacional, inserindo-o precocemente em atividades práticas relevantes para a vida médica. O uso de simuladores para o ensino de habilidades técnicas representa uma dessas metodologias e quando aplicada, inserida em um projeto pedagógico, de forma estruturada, por um docente com conhecimento e experiência em oferecer feedback, oferece uma excelente ferramenta para a capacitação discente. A falta de recursos materiais não deve ser um obstáculo à exploração da simulação na prática docente. Neste contexto foi criado um simulador de unha encravada utilizando materiais comuns á prática odontológica e amplamente acessíveis. Como forma de divulgar a produção e uso do produto foram produzidos vídeos e cartilhas sobre o tema e o depositado o pedido de patente de modo de utilização. Fica, portanto, o convite para que a unha encravada, patologia de resolução simples, que exige habilidades cirúrgicas cujo tratamento deveria ser garantido nos serviços de entrada ao sistema de saúde do Brasil, seja o disparador para a busca por novos simuladores que auxiliem na prática da simulação.

Externo ao Programa - 2024772 - BELISA MARIA DA SILVA MELO FONSÊCA
Interno - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Presidente - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1776442 - LEONAM COSTA OLIVEIRA