Banca de DEFESA: FRANCISCO CLAILSON DE CARVALHO LIMA

DISCENTE: FRANCISCO CLAILSON DE CARVALHO LIMA
DATA: 03/06/2021
LOCAL: Exame online - Resolução 015/2020 CONSUN - Na plaforma Google Meet
TÍTULO: A EDUCAÇÃO EM SÊNECA: Os "exemplos éticomotivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento das adversidades
PALAVRAS-CHAVES: Estoicismo; Exemplos Ético-motivacionais; Sêneca; Educação.
ÁREA: Filosofia

Esta dissertação, que aborda os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento às adversidades” tem como objetivo analisar como a filosofia estoica pode oferecer elementos para a     qualidade de vida dos docentes. A partir da reflexão acerca da obra de Sêneca Cartas a Lucílio, surgiu a seguinte problematização: os exemplos éticos-motivacionais senequianos podem contribuir como   “terapia” no encorajamento do docente nas relações profissionais e pessoais  frente à realidade frenética em que estamos expostos na escola e na sociedade? Tal problemática faz-se necessária por partir da hipótese de que a escola é um espaço no qual os valores éticos estão em constante aperfeiçoamento em sua aplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na obra Cartas a Lucílio, do filósofo Sêneca, e com suporte também em autores como Diógenes Laércio (2008), Paul Veyne (2015), Luizir de Oliveira (2010), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), Jean Brun (1987), entre outros. Esta pesquisa também apresenta uma proposta de intervenção a partir das narrativas dos docentes estabelecer os pontos de diálogos possíveis entre o estoicismo e o contexto na atualidade. A relevância desta pesquisa se apresenta coincidentemente em tempos de pandemia o que colabora ainda mais com a possibilidade por meio dos “exercícios espirituais” o indivíduo tornar-se “exemplo ético-motivacional” para si e também para o outro.

Externo à Instituição - IVANETE PEREIRA - UFAM
Interno - 1446976 - JOSE RENATO DE ARAUJO SOUSA
Presidente - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 00:36