Banca de QUALIFICAÇÃO: FELICIANO DE JESUS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELICIANO DE JESUS COSTA
DATA: 24/07/2021
LOCAL: Exame online-Resolução 015/2020 CONSUN:https://meet.google.com/aow-boex-fww
TÍTULO: Educação e emancipação à luz da industria cultural: Theodor Adorno e Max Horkheimer
PALAVRAS-CHAVES: Indústria Cultural; Educação; Emancipação; Adorno; Horkheimer.
ÁREA: Filosofia

Esta pesquisa fundamenta-se na teoria crítica da escola de Frankfurt e nas críticas ao iluminismo, analisando como a indústria cultural, à luz do capitalismo, que faz sombras à emancipação do indivíduo que busca por sua autonomia na educação, ao tempo em que promove motivações para o consumo de produtos e serviços para o progresso e o aumento do capital e dos lucros dos produtos que propaga. O objetivo do trabalho foi demonstrar aos alunos do ensino médio da escola Nossa Senhora da Paz as críticas feitas à indústria cultural por Theodor Adorno e Max Horkheimer no que concerne à manipulação das informações, a partir da criação do mito em “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, à Dialética do Esclarecimento. Esses pensadores denunciam os instrumentos de escravização moderna do capitalismo e apontam a educação como objeto para a emancipação e a libertação do indivíduo, não acreditando na possibilidade de emancipação da sociedade de uma forma geral. Neste trabalho, são utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção fundamentado nas práticas de redação viabilizadas em melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Presidente - 341849 - MARIA CRISTINA DE TAVORA SPARANO
Interno - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE - UFC
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 16:07