Banca de DEFESA: HIGOR DE SOUSA MOURA

DISCENTE: HIGOR DE SOUSA MOURA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INDICADORES EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental, Estudantes Universitários, Ensino Superior, Escala.
ÁREA: Psicologia

Resumo: Os instrumentos de mensuração ocupam papel fundamental na pesquisa e na fundamentação de iniciativas que visam abordar o tema ao qual se direcionam a medir. No contexto da saúde mental dos estudantes universitários, tais instrumentos podem fornecer evidências que permitem aos personagens deste panorama a atuação sobre as variáveis determinantes no processo de promoção da saúde mental, sendo imprescindível, portanto, que tais medidas ofereçam evidências da qualidade das propriedades psicométricas avaliadas. Visando atender tais finalidades, foi construída a Escala de Indicadores em Saúde Mental para Estudantes do Ensino Superior (EISM-EES), cuja base conceitual sobre saúde mental reside na perspectiva positiva, pautada na superação da dicotomia saúde e doença. Objetivo Geral: Elaborar a Escala de Indicadores em Saúde Mental para Estudantes do Ensino Superior (EISM-EES). Método: Construída a partir de etapas sequenciais, inicialmente participaram 40 estudantes universitários que responderam a questões que fundamentaram a elaboração dos itens preliminares que, em seguida, foram submetidos à avaliação de cinco juízes e à validação semântica. As evidências psicométricas e estrutura fatorial foram exploradas por meio de um segundo estudo, iniciado pelo refinamento dos itens da escala via TRI e Modelo de Resposta Graduada de Samejima. Utilizou-se para tal uma amostra de 201 estudantes de graduação, empregando-se Análise Fatorial Exploratória para análise dos dados. A confirmação da estrutura fatorial foi verificada a partir de uma amostra independente de 186 estudantes de graduação e análise via Análise Fatorial Confirmatória. Resultados: A etapa de validação de conteúdo revelou adequabilidade segundo o referencial adotado e apresentou 4 dimensões para a EISM-EES que posteriormente foram reduzidas a 3 (suporte social, autoeficácia e produtivismo acadêmico), resultando em um instrumento final, tridimensional, composto por 16 itens e com indicadores de ajuste adequados. Conclusão: A EISM-EES é um instrumento com propriedades psicométricas satisfatórias para o rastreio de indicadores em saúde mental junto à população de estudantes universitários, cuja utilização poderá fomentar iniciativas de promoção de saúde, prevenção de agravos e estratégias de intervenção pelas IES.

Externo à Instituição - ANA KARLA SILVA SOARES - UFMS
Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 27/08/2021 17:56