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Banca de DEFESA: THAIS DE JESUS AVELINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DE JESUS AVELINO
DATA: 10/11/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Google meet (remoto)
TÍTULO: Aprendizagem escolar com/na natureza: sentidos atribuídos por diferentes agentes de uma escola de Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem escolar; natureza; professoras; mães; pais.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presente dissertação possui como objetivo geral investigar os sentidos
atribuídos ao aprendizado escolar em contato com a natureza por diferentes
agentes mediadores (Projeto Político Pedagógico, professoras, mães e pais) de
uma escola de Educação Infantil da planície litorânea piauiense. Utilizou-se o
aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural para apreender a
processualidade e totalidade do fenômeno. A coleta de dados se deu a partir da
análise do PPP da instituição, bem como da realização de entrevistas
semiestruturadas com professoras, mães e pais. O contexto do estudo envolveu
uma escola privada de Educação Infantil, cuja política-pedagógica é embasada na
educação montessoriana, que defende em sua prática a integração da natureza no
processo de aprendizagem. Ressalta-se que este trabalho foi desenvolvido no
cenário de pandemia da COVID-19, em virtude disso, a coleta de dados se deu
por meio da plataforma digital Google Meet, sendo cumpridas rigorosamente
todas as normativas éticas em pesquisas com seres humanos, conforme o Ofício
Circular No 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Os resultados se desdobraram em dois
estudos em formato de artigos científicos. O estudo I, proveniente da análise do
PPP e sua relação dialética com a prática das professoras, teve como resultados
quatro unidades de análise que apontam as potencialidades e possibilidades da
construção do aprendizado escolar com/na natureza; o vínculo das crianças com
o ambiente externo da sala de aula e o cuidado ambiental; bem como os
(des)caminhos frente à pandemia da COVID-19. O estudo II, que emergiu a
partir dos relatos de mães e pais da instituição de Educação Infantil, se desdobrou
em dois eixos analíticos e quatro unidades de análise que apontam atividades
práticas ao ar livre; aprendizados constituídos a partir dessas experiências com/na
natureza; os desafios da pandemia para as famílias; bem como foram resgatadas
reminiscências afetivas e concepções de natureza a partir dos sentidos atribuídos
pelas participantes do estudo. Por meio desta dissertação, é defendido que o
meio externo à sala de aula representa um espaço formativo constituído por
possibilidades de aprendizagem escolar com/na natureza. Espera-se oportunizar
reflexões e ações acerca de uma educação mais humanizada e emancipatória que
aproxime a criança, a escola e a natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Externo à Instituição - RAQUEL FARIAS DINIZ - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/10/2021 10:01
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