• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA GOMES FONTENELE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA GOMES FONTENELE
DATA: 26/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (online)
TÍTULO: Violência sexual contra crianças e adolescentes nos currículos dos cursos de Psicologia: a formação profissional em questão.
PALAVRAS-CHAVES: Violência Sexual; Psicologia; Crianças e Adolescentes
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A violência sexual contra crianças e adolescentes trata-se de uma problemática encarada como uma violação de direitos humanos, com impacto multidimensional na vida das pessoas e famílias, permeando aspectos culturais, sociais, econômicos, situação de vulnerabilidade, contexto de agressão e dinâmica familiar. Uma formação profissional que prepare as diferentes categorias profissionais para o manejo de tais demandas pode representar uma importante ferramenta de enfrentamento, possibilitando a construção de uma rede de serviços preparada para lidar com essa demanda, seja garantindo uma prevenção eficaz ou prestando assistência com competência para amenizar os efeitos dessa violação através do trabalho em rede. O presente estudo buscou investigar como os currículos de graduação em Psicologia do Brasil têm abordado a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes na formação. Trata-se de uma pesquisa documental a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Psicologia do Brasil que localizou os currículos e procurou observar informações curriculares relacionados à temática de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em um primeiro momento foi realizada a análise descritiva simples para a caracterização dos cursos. Após essa fase, a centralidade do estudo foi para as informações advindas das disciplinas. Para tratamento dos dados, foram submetidos à análise textual lexicográfica com o auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Ressalta-se que a interpretação e análise dos dados tomaram como base os estudos acerca do tema violência sexual contra crianças e adolescentes constados na produção brasileira, assim como a discussão dos dados foi pautada pela literatura. A partir dos dados até o momento é possível visualizar a caracterização da distribuição dos cursos de forma aprofundada, com alguns elementos que os PPCs suscitaram e posteriormente os meandros desses elementos serão abordados de forma ampla para que se discuta o que cada descritor indica e qual nível de discussão é encontrado nos PPCs, pois além de encontrar o debate sobre violência sexual, é preciso entender de que maneira é realizado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2231565 - ANTONIO VLADIMIR FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1811849 - EUGENIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO
Presidente - 1774313 - JOAO PAULO SALES MACEDO
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 13:43