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Banca de QUALIFICAÇÃO: NIELSEN RICARDO FERREIRA VALE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIELSEN RICARDO FERREIRA VALE
DATA: 24/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet (remoto)
TÍTULO: Associação entre tempo de tela e o reconhecimento das expressões faciais emocionais em crianças
PALAVRAS-CHAVES: Mídias de telas; crianças; desenvolvimento; reconhecimento das expressões faciais emocionais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O uso de dispositivos de tecnologia móveistem se tornado habitual em todas as idades, porém, as
consequências às crianças devem ser avaliadas. Nesta dissertação, problematizou-se os efeitos do
uso prolongado de mídias de telas sobre o reconhecimento das expressões faciais emocionais em
crianças. Dessa forma, a presente dissertação propõe dois estudos. O estudo I corresponde a uma
revisão sistemática, que busca responder à questão elaborada a partir da estratégia PICOT: “O
que a literatura tem identificado como associação entre o TT e as emoções em crianças?”, para
tanto foi realizadoum levantamento de artigos nas bases: PubMed, eScielo, Web of Science a
partir da combinação dos descritores: screen time, children, child, emotion, emotions, emotional,
A partir da estrutura recomendada pela PreferredReportingItems for Systematic Review and
Meta-analyses: The PRISMA Statement, foi realizado o CHECK-LIST e realizada umaanálise de
conteúdo dos resultados pelo software IraMuTeQ, obtendo uma Nuvem de Palavras e
uma Análise de Similitude. O resultado da busca foi de 34 artigos, após os processos de
filtragens chegou-se a um portfólio final de 06 artigos, nos quais foram realizadas análises
bibliométricas e de conteúdo. Constata-se, portanto, uma excassez de estudos, principalmente em
língua portuguesa. Assim se faz necessários expandir pesquisas no campo para sejam apurados
grupos de risco e os efeitos dos novos eletrônicos com telas. O segundo estudo teve por objetivo
investigar a associação entre o tempo de exposição diária às telas com o reconhecimento das
expressões faciais emocionais. Trata-se uma pesquisa transversal de cunho quantitativo, do tipo
descritivo, quase-experimental e exploratório com 60 crianças na faixa etária dos oito aos 11 anos
de ambos os sexos que formaram o grupo controle (até duas 2h de telas diárias) n = 30; M idade =
9,43 anos; DP = 1,17 e o grupo de estudo (tempo superior à 2h de telas) n = 30; M idade = 9,45; DP
= 1,13. Para a triagem utilizou-se o questionário sociodemográfico, de Rastreio do
Desenvolvimento e o Teste de Acuidade e Contraste Visual de Freiburg - FrACT (Freiburg
Vision Test). O reconhecimento das expressões faciais emocionais, foi avaliado por meio do
Banco de Expressões Emocionais Brasileiro, contendo as seis expressões emocionais (alegria,
raiva, nojo, tristeza, surpresa e medo) em seis níveis de intensidade (25%, 40%, 55%, 70%, 85%
e 100%), sendo as respostas obtidas através do software PsychoPy. A fim de coletar informações
comportamentais quanto ao tempo e frequência de uso das mídias de telas foi realizada o
monitoramento através do Diário do uso de mídias. A análise dos dados foi realizada com o
software JASP Statistics 0.9.2.0 64-bits. Para a análise bivariada utilizou-se o teste Qui-quadrado
do tipo 6 x 4, com nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados indicaram que as
variáveis: alegria 40% (p =0,01) e 55% (p =0,04), medo 70% (p =0,03) e tristeza 40% (p =0,02)
apresentaram associação entre as variáveis “tempo de tela” e “as emoções em faces e suas
intensidades”, indicando que o GE acertou significamente menos estas intensidades em relação
ao GC, ou seja, quanto mais exposição de tempo ao uso de telas, mais a criança apresentará mais
dificuldade em reconhecê-las.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1398721 - ANA RAQUEL DE OLIVEIRA
Interno - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - NELSON TORRO ALVES - UFPB
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 09:48
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