Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA CRISTIANE PORTO DE GÓIS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA CRISTIANE PORTO DE GÓIS RIBEIRO
DATA: 09/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Universidade Federal do Delta do Parnaíba Campus Ministro Reis Veloso - Psiqued
TÍTULO: PSICOTERAPIA NA VELHICE E QUALIDADE DE VIDA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Psicoterapia, velhice, idosos, representações sociais, COVID-19
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Tendo em vista o aumento da população idosa e as novas concepções sobre envelhecimento humano, o espaço psicoterapêutico passou a ser mais favorável às demandas dos mais velhos. A presente pesquisa teve como objetivo geral apreender e comparar as representações sociais sobre psicoterapia na velhice, qualidade de vida e pandemia da covid-19 entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e aqueles que não fazem; e como objetivos específicos: Analisar as representações sociais da Pandemia da Covid-19 entre pessoas idosas; Comparar as representações sociais da Psicoterapia na velhice, de pessoas idosas que fazem e aquelas que não fazem psicoterapia; Compreender as representações sociais da qualidade de vida na velhice entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e aquelas não fazem; Averiguar as representações sociais da  pandemia da covid-19 entre  pessoas idosas que fazem psicoterapia; Elaborar  uma cartilha informativa sobre Psicoterapia na velhice, qualidade de vida e pandemia da Covid-19. Baseada na teoria das Representações Sociais, utilizou-se o questionário sociodemográfico, a Técnica de associação livre de palavras-TALP e a entrevista semiestruturada, com 102 pessoas idosas, com idade entre 60 e 84 anos, dentre as quais 50 faziam psicoterapia e 52 não faziam psicoterapia.  Os dados do questionário foram analisados pelo Software SPSS, enquanto a TALP e a entrevista semiestruturada, foram analisados pela classificação hierárquica descendente no software IRAMUTEQ. Ainda em faze de conclusão,  é posssível apresentar resultados. Com base nos dois primeiros estudos, foi possível identicar que o núcleo central das representações sociais da pandemia da Covid-19 pelas pessoas idosas se refere a medo, morte e doença,  enquanto as representações sociais da Psicoterapia na velhice apontam que o conhecimento sobre psicoterapia ainda não está plenamente difundido entre os idosos, mas aqueles que sabem a respeito dessa modalidade terapêutica tendem a representá-la de forma positiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Externo à Instituição - NARA MARIA FORTE DIOGO ROCHA - UFC
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 23/11/2022 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 00:24