LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE PESQUISA/PROJETO DE PESQUISA

1-LINGUÍSTICA
1.1 LINHA DE PESQUISA - Texto, discurso e gêneros como práticas sociais.
1.1.1 Docentes:
FRANCISCO ALVES FILHO
Projetos de Pesquisa: Gêneros textuais/discursivos numa abordagem sociorretórica; análise de gêneros acadêmicos, com ênfase em projetos de pesquisa, artigos científicos, relatórios de IC,dissertações de mestrado e TCC; Letramento acadêmico; Ensino de gêneros na educação básica.


MARAÍSA LOPES
Projeto de Pesquisa: Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas; Saber Urbano e Linguagem; Discurso Jornalístico e Midiático; Discurso de Divulgação Científica; Línguas e Instrumentos Linguísticos.


JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JÚNIOR
Projeto de Pesquisa: Análise de discurso crítica, Letramentos e ensino; Multiletramentos, Tecnologias digitais e ensino de língua portuguesa; Letramentos acadêmicos

 

JOÃO BENVINDO DE MOURA
Projeto de Pesquisa: Análise do Discurso Semiolinguística; Argumentação e Retórica.

 

1.2 LINHA DE PESQUISA - Gramática e Léxico: descrição e ensino.
1.2.1 Docentes
MARIA AUXILADORA FERREIRA LIMA
Projeto de Pesquisa: Descrição do português – análise linguística em uma perspectiva enunciativa; Ensino de língua portuguesa com ênfase no ensino de gramática


MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Projeto de Pesquisa: A tradição gramatical brasileira em instrumentos linguísticos dos séculos XIX, XX e XXI na perspectiva teórico-metodológica da Historiografia Linguística (HL); O ensino de Língua Portuguesa à luz da HL e A produção de conhecimento sobre língua/linguagem, em fontes diversas, no bojo teórico-metodológico da HL.

 

1.3 LINHA DE PESQUISA: Variação Linguística, Oralidade e Letramentos.
1.3.1 Docentes
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Projeto de Pesquisa: Variação linguística, oralidade e letramento como práticas sociais; Concepções e propostas de ensino de língua materna.


BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Projeto de Pesquisa: Estudos linguísticos sobre o desenvolvimento da competência leitora no ensino de língua.


IVEUTA DE ABREU LOPES
Projeto de Pesquisa: Oralidade e Letramentos em suas interfaces  social e escolar; Variação linguística  e ensino de Língua Portuguesa: investigações com ênfase nos  vieses da Sociolinguística interacional e da Sociolinguística educacional.


MARIA ANGÉLICA FREIRE DE CARVALHO
Projeto de Pesquisa: Estudos linguísticos e cognitivos com ênfase no ensino-aprendizagem de Leitura e compreensão. Práticas de linguagem no contexto contemporâneo, multiletramentos, habilidades e estratégias de compreensão e produção escrita.


NAZIOZÊNIO ANTÔNIO LACERDA
Projeto de Pesquisa: Práticas de linguagem, novos letramentos, gêneros digitais e multimodais,  multimídia, hipermídia,cognição e objetos educacionais digitais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa

 


2. LITERATURA
2.1 LINHA DE PESQUISA: Literatura, Cultura e Sociedade.
2.1.1 Docentes:
ALCIONE CORRÊA ALVES
Projeto de Pesquisa: Literaturas amefricanas nas Américas e no Caribe (em francês, espanhol, português ou inglês); problemas teóricos relativos às literaturas amefricanas; usos e apropriações de pensamento amefricano em Estudos Literários.

 

CARLOS ANDRÉ PINHEIRO
Projeto de Pesquisa: Literatura comparada: a relação da teoria literária com outras áreas do conhecimento; Literatura moderna e contemporânea; Teoria do poema; Literatura e outras artes; Teorias do espaço ficcional.

DIÓGENES BUENOS AIRES DE CARVALHO
Projeto de Pesquisa: Literatura, Leitura e Ensino; Estudo da recepção da narrativa brasileira; Literatura infantil e juvenil: produção e recepção; Estudo da formação de leitores literários em contextos escolares e não escolares;

 

EMANOEL CÉSAR PIRES DE ASSIS
Projeto de Pesquisa: Literatura e suas relações com a tecnologia; Literatura brasileira contemporânea; Historiografia literária e bancos de dados digitais; Estética da Recepção.

 
HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO
Projeto de Pesquisa: Novas tendências da Literatura Brasileira Contemporânea; Literatura e História; Literatura e Cinema; A produção crítica de José Guilherme Merquior.

 
LUIZIR DE OLIVEIRA
Projeto de Pesquisa: Literatura e Filosofia: o pensamento existencial na Literatura; Literatura e Ética; Literatura e Política (Marxismo e Teoria Crítica); Literatura, Filosofia e Crítica da Cultura.

MARGARETH TORRES ALENCAR COSTA
Projeto de Pesquisa: Literatura, História e Memória em línguas portuguesa, inglesa e espanhola; Estética da recepção; Autobiografia e autoficção e intersemiose; Literatura e gênero.


SEBASTIÃO ALVES TEIXEIRA LOPES
Projeto de Pesquisa: Apropriações literárias de A tempestade de Shakespeare; Identidades em ficções pós-coloniais (após-1945); Metaficções

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 05:50