2. Corpo Docente

Corpo Docente do PPGEnf/UFPI


Ana Maria Ribeiro dos Santos

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta IV do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos em Envelhecimento e Causas Externas de Morbimortalidade da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Emergência, principalmente nos seguintes temas: enfermagem, emergência, cuidados intensivos e idoso.


Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Sub-líder do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no controle de infecções, com atuação na Saúde Pública.


Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora efetiva do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos em educação e história da enfermagem e saúde da UFPI. Tem experiência na área de enfermagem atuando principalmente nas seguintes temas: enfermagem, educação em enfermagem, história da enfermagem e da saúde.


Claudete Ferreira de Souza Monteiro

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família/UFPI/RENASF/FIOCRUZ (Coordenadora). Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPQ - PQ-2. Líder do Grupo de Estudo sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Álcool, crack e outras drogas, saúde da mulher, violência.


Daniela Reis Joaquim de Freitas

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-doutorado na área de Ciências Médicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora Adjunta do Departamento de Parasitologia e Microbiologia e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia da UFPI. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia e Farmacologia Experimental.

 

Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta III do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias de Informação e Comunicação da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância e Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).


Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta IV do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de pesquisa em segurança do paciente e sistematização da assistência da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto, sistematização da assistência do paciente e segurança do paciente, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança do paciente, boas práticas e qualidade da assistência de enfermagem, saúde dos grupos humanos, enfermagem e família, urgência e emergência, saúde do adulto, sistematização da assistência de enfermagem e ensino.


Fernando Lopes e Silva Junior

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professor Adjunto da Escola de Medicina da UFPI, Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba/PI) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de estudo em desempenho motor e reabilitação da UFPI. Tem experiência nas áreas de atividades neurofuncionais associadas às respostas cognitivas e fisiológicas durante o exercício físico.


Grazielle Roberta Freitas da Silva

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada I do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Pesquisa Boas Práticas de Enfermagem (ProBOAS) da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Boas Práticas de Enfermagem, Cuidar, SAE, Teorias de Enfermagem, Instrumentos de medida em enfermagem, Escalas e Testes e Produtos e Processos tecnológicos para o cuidar de enfermagem.


Inez Sampaio Nery

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre o cuidado humano e enfermagem da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, Saúde Reprodutiva e Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher e as Políticas Públicas, Gênero e Violência, Mortalidade Materna, Aborto, Câncer de mama e Cérvico-uterino, Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal, Enfermagem Ginecológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

 

Lídya Tolstenko Nogueira

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre o cuidado humano e enfermagem da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Pública com ênfase em avaliação de programas e serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária, avaliação da atenção à saúde, carga de trabalho em enfermagem e qualidade de vida.


Márcia Astrês Fernandes

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação em Farmácia e em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Associada do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho da UFPI. Tem experiência em assistência, ensino, pesquisa, extensão e gestão na Área da Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas em Saúde Mental e em Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Trabalho, Qualidade de Vida no Trabalho, Política Nacional de Humanização do SUS, Saúde Coletiva e Drogas Lícitas e Ilícitas.


Márcia Teles de Oliveira Gouveia

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba, Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Processo de Cuidar Humano e Enfermagem da UFPI. Tem experiência em assistência, ensino, pesquisa, extensão e gestão na Área da Saúde da criança e adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento infantil, mal formações congênitas, aleitamento materno e na Área de Saúde do Trabalhador, com ênfase nos riscos ocupacionais (estresse, normatizações e qualidade de vida no trabalho).


Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada III do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, Saúde Ambiental, Saúde do Idoso e da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher, envelhecimento, gênero, enfermagem, saúde ambiental, qualidade de vida, violência e educação em saúde.


Maria Eliete Batista Moura

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa - Portugal. Professora Titular do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Núcleo de Pesquisas em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em prevenção e controle de infecção em serviços de saúde e formação de recursos humanos na atenção à saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da família, representações sociais, infecção em serviços de saúde e envelhecimento.


Rosilane de Lima Brito Magalhães

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de Estudos sobre Doenças Infecciosas e outros agravos da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase nas doenças infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher tendo como foco o HIV/Aids, Hepatite B e vacina contra hepatite B em populações vulneráveis e violência contra a mulher.


Silvana Santiago da Rocha

Linha: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Líder do Grupo de pesquisa em Atenção a saúde do recém-nascido, criança e adolescente da UFPI e Sub-líder do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem da UFPI. Tem experiência em ensino à distância e na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública e Pediatria, especialmente neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, recém-nascido, saúde da família e cuidado e segurança do paciente.


Telma Maria Evangelista de Araújo

Linha: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família/UFPI/RENASF/FIOCRUZ. Líder do Grupo de estudos sobre vigilância em Saúde da UFPI. Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Pública, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: imunização/vacinação, hanseníase, hepatites, HIV/Aids, Sífilis, conhecimentos, atitudes e práticas, drogas e epidemiologia.

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 17/09/2019 05:41