Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA MARIA DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA MARIA DE SOUSA SILVA
DATA: 06/03/2024
LOCAL: Relatório Escrito
TÍTULO: NUTRICHECK: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA AUXILIAR NO PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos móveis, alimentação escolar, planejamento de cardápio, comportamento do consumidor, estado nutricional.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos

Os programas de alimentação devem oferecer refeições nutricionalmente balanceadas que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos alimentares saudáveis entre os estudantes. O adequado planejamento da alimentação escolar está diretamente ligada à qualidade do cardápio, aos índice de aceitação e o diagnóstico do perfil nutricional dos estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com o avanço da tecnologia, melhores métodos de inserção de dados por meio de aplicativos podem tornar a coleta de informações nutricionais mais precisas. Como resultado, um aplicativo móvel completo e integrado pode aprimorar o monitoramento e acompanhamento da gestão da alimentação escolar. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para auxiliar no monitoramento da qualidade e aceitabilidade da alimentação escolar e diagnóstico nutricional dos estudantes da rede pública de ensino. No intuito de estabelecer uma fundamentação teórica para concepção do aplicativo, realizou-se uma revisão de literatura, além de uma busca de anterioridade no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para verificar a existência de registros de softwares na área da alimentação escolar. Para o desenvolvimento do aplicativo Nutricheck utilizou-se o framework Flutter que usa a linguagem Dart. No recurso Cardápio utilizou-se como referência para a análise da composição dos alimentos a tabela de composição de alimentos da ferramenta planejamento de cardápio, o PLAN PNAE, também utilizou-se a pontuação do Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQCosan) para obter a classificação do cardápio. Dessa forma, os alimentos constantes na tabela de composição de alimentos foram organizados conforme as categorias preconizadas pelo próprio IQcosan. Além disso, definiu-se que a aceitação da alimentação escolar seria realizada com base no método de escala hedônica e as funcionalidades dos métodos de classificação do recurso Avaliação do Estado Nutricional, utilizando as tabelas de IMC por Idade do OMS e a classificação do estado nutricional para adultos do SISVAN. Foi desenvolvido o aplicativo para dispositivos móveis com sistema Android, intitulado “NutriCheck” que se apresenta como uma ferramenta especializada no contexto da alimentação escolar. O aplicativo visa proporcionar aos usuários uma abordagem prática e abrangente para gerenciar o planejamento dos cardápios da alimentação escolar, incluindo a análise da composição nutricional, da qualidade e da aceitabilidade das refeições escolares e a avaliação do estado nutricional dos estudantes.

Presidente - 5724569 - AMANDA DE CASTRO AMORIM SERPA BRANDAO
Interno - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2025885 - FLÁVIO HENRIQUE DUARTE DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 14:31