Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILDANYA DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILDANYA DA SILVA BARROS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: ON LINE (RELATÓRIO)
TÍTULO: CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA DE ADOLESCENTES SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE INQUÉRITO
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde. Inquérito. Saúde sexual e reprodutiva. Adolescentes. Estudo de validação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: O início precoce da vida sexual é uma característica cada vez mais notória entre os adolescentes, que, por vezes, devido ao seu despreparo em lidar com esse aspecto, não apenas os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) aumentam, mas também se elevam as chances de uma gravidez indesejada. Sendo assim, há a necessidade de intervenção junto a esses sujeitos para a prevenção desses agravos guiada por instrumento que permitam mensurar os conhecimentos, as atitudes e prática em saúde dessa população. Objetivo: Construir e observar as evidências de validade do inquérito de conhecimentos, atitudes e prática (CAP) de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, recorte da pesquisa “Conhecimentos, Atitudes e Prática de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva”, que se deu em três fases: construção do inquérito CAP; evidências de validade de conteúdo; e evidências de validade do processo resposta. Para a construção do inquérito CAP, foi realizada uma revisão integrativa de literatura a fim de levantar as principais evidências científicas sobre a temática. As evidências de validade de conteúdo do inquérito foram avaliadas por um grupo de 15 juízes, e as evidências de validade baseadas no processo de resposta foram avaliadas com um grupo de 15 adolescentes. Os dados quantitativos da revisão integrativa foram tabulados no Microsoft Excel, analisados pelo programa Software Statistical Package for the Social Science (SPSS) e apresentados por meio de frequências absolutas e relativas. Para os achados qualitativos, utilizou-se a análise de conteúdo categorial temática, proposta por Bardin (2011). Os dados obtidos após cada uma das fases das evidências de validade foram registrados em uma planilha do Excel e exportados posteriormente para o programa SPSS. Para análise dos dados da avaliação dos juízes, foi mensurado o Índice de Validade de Conteúdo (ICV) e para análise da avaliação dos adolescentes foram apresentadas frequências absolutas e relativas. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: A amostra final da revisão integrativa foi composta por 47 artigos, que possuíam, em maioria, o nível de evidência 1 e, a partir da análise, foi possível identificar três categorias temáticas que nortearam a construção do inquérito: infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada na adolescência; prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada na adolescência; e fontes de informações dos(as) adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva. Nas evidências de validade de conteúdo, nenhum item recebeu avaliação menor que 0,8 no ICV-I. O ICV do critério clareza foi de 0,95, do critério relevância foi de 0,96 e o global do inquérito foi de 0,96. Nas evidências de validade do processo resposta, a maioria concordou totalmente com os itens de avaliação do instrumento. Conclusão: Os resultados mostraram que o instrumento possui evidência de validade, de modo que pode ser aplicado em pesquisas posteriores com intuito de avaliar saberes, crenças e comportamentos de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva.

Externo à Instituição - EMANUELLA SILVA JOVENTINO - UNILAB
Presidente - 1566432 - FERNANDO FERRAZ DO NASCIMENTO
Interno - 2241271 - JARDELINY CORREA DA PENHA
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES