Universidade Federal do Piauí Teresina, 17 de Janeiro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Oficina de Extensão: LaTeX para Produção de Documentos Acadêmicos e Profissionais com Texmaker
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 60
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Indefinido
Unidade Proponente: CENTRO DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Tipo do Evento: OFICINA Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas:

Resumo

O projeto Oficina de Extensão: LaTeX para Produção de Documentos Acadêmicos e Profissionais com Texmaker é uma iniciativa voltada para capacitar estudantes, pesquisadores e profissionais na utilização do LaTeX e do editor Texmaker para criar documentos técnicos e acadêmicos de alta qualidade. Com carga horária de 30 horas, distribuídas em 6 aulas práticas e expositivas, o curso aborda desde os fundamentos do LaTeX até a criação de templates personalizados e o gerenciamento de projetos complexos.

 


Programação

Aula 1: Apresentação da Oficina para os cursistas.

Aula 2: Introdução ao LaTeX e Instalação do Texmaker

Objetivo: Introduzir o LaTeX e o Texmaker, apresentando as primeiras configurações e como criar um documento simples.

Conteúdo:

  - O que é LaTeX? Diferenças entre LaTeX e processadores de texto como Word.

  - Instalação do Texmaker e configuração do ambiente LaTeX (TeX Live, MikTeX).

  - Primeiros passos com Texmaker: Interface, configurações e compilação do primeiro documento.

  - Estrutura básica de um documento `.tex` (documentclass, begin{document}, etc.).

  - Como gerar o primeiro PDF e configurar o LaTeX para compilação.

 - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.

 

Aula 3: Estrutura Básica e Formatação de Texto

Objetivo: Ensinar como estruturar um documento acadêmico e formatar o texto de forma básica.

Conteúdo:

  - Organização do documento: Seções, subseções e capítulos.

  - Como formatar o texto: negrito, itálico, sublinhado, listas numeradas e com marcadores.

  - Estrutura de artigos acadêmicos e relatórios: Título, autor, resumo, palavras-chave.

  - Definição de margens, espaçamento, e controle de parágrafos.

  - Comandos básicos de formatação: `\textbf{}`, `\emph{}`, `\section{}`, `\subsection{}`.

  - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.


Aula 4: Trabalhando com Tabelas e Figuras

Objetivo: Ensinar a inserir e formatar tabelas e figuras no LaTeX.

Conteúdo:

  - Como inserir imagens no documento com o pacote `graphicx`.

  - Como ajustar o tamanho e posicionamento das imagens.

  - Criação e personalização de tabelas com o pacote `array` e `tabular`.

  - Como gerar gráficos e figuras matemáticas a partir de código.

  - Exemplos práticos: Inserção de tabelas e figuras em um artigo ou relatório.

  - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.


Aula 5: Referências e Bibliografia

Objetivo: Ensinar a organizar e formatar as referências bibliográficas e citações no LaTeX.

Conteúdo:

  - Introdução aos pacotes de bibliografia: `biblatex`, `natbib`.

  - Como organizar referências em um arquivo `.bib`.

  - Como citar no texto utilizando `\cite{}`, `\citep{}`, `\citet{}`.

  - Estilos de citações: APA, ABNT, MLA, etc.

  - Compilação de bibliografia e resolução de erros comuns.

  - Como criar um arquivo `.bib` com suas referências.

  - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.


Aula 6: Criação de Templates Personalizados de Documentos Acadêmicos

Objetivo: Ensinar como criar templates para diferentes tipos de documentos acadêmicos e profissionais.

Conteúdo:

  - O que é um template no LaTeX? Como criar e usar templates personalizados.

  - Como criar um template de artigo acadêmico (com título, resumo, palavras-chave, corpo do texto, referências).

  - Como personalizar cabeçalhos, rodapés e numeração de páginas.

  - Estrutura básica de um template de relatório técnico ou dissertação.

  - Como definir fontes, margens, espaçamento e elementos de formatação.

  - Como salvar e reutilizar templates para outros documentos.

  - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.


Aula 7: Gerenciamento de Projetos e Revisão de Documentos

Objetivo: Ensinar a organizar e gerenciar documentos maiores, além de revisar e finalizar a formatação.

Conteúdo:

  - Como organizar documentos grandes em múltiplos arquivos com `\input{}` e `\include{}`.

  - Como gerar índices, listas de tabelas, listas de figuras e sumário automático.

  - Como incluir apêndices e anexos em seu documento.

  - Estratégias para revisar e corrigir o documento antes da finalização.

  - Como exportar o documento para PDF e outras opções de saída.

  - Otimização da produção com o Texmaker: atalhos e dicas de produtividade.

 - Aula síncrona Plantão tira-dúvida.


Público Alvo

Alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí.



Membros da Equipe

  ANA CAROLINE ASSUNCAO COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  WHITTEMBERG DA SILVA OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : MINISTRANTE
  MAURO BARROS SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  TAINARA LIMA VAZ
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ALANA BARRADAS DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ROSIANE DIAS DE ARAUJO OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  ROSIANE DIAS DE ARAUJO OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO ORGANIZADOR(A)
  UBIRAJARA SANTANA ASSUNÇÃO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  WHITTEMBERG DA SILVA OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - Oficina de Extensão: LaTeX para Produção de Documentos Acadêmicos e Profissionais com Texmaker

Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1214 17/01/2025 19:14